Geral – 11/02/2012 – 11:02
Representantes de órgãos civis e militares se reuniram na sede do 3º Grupamento de Bombeiros de Corumbá, na manhã de hoje (10), para discutir estratégias para combater o incêndio na região do pantanal, que consumiu cerca de 4 mil hectares de vegetação até ontem (09), no trecho que divide Brasil e Bolívia.
“Essa reunião, foi de emergência, com todos os órgãos civis e militares que podem estar atuando nessa região para o combate. Devido a área ser de difícil acesso, é necessário que tenhamos o apoio de embarcações, de aeronaves, de equipamentos de combate, pois não podemos transformar uma guarnição do Corpo de Bombeiros em vítimas”, explica o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Sidney Ribeiro da Cruz.
Participaram da reunião, representantes do Ibama, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Bombeiros.
A equipe decidiu que amanhã (11) pela manhã, será feito um sobrevoo na região atingida para analisar a área queimada e após isso, definir o plano de contenção. O local fica a 20 quilômetros da área central de Corumbá, a maior parte em território boliviano.
“De início foi feito o monitoramento da área queimada através do sistema de satélite. Há dois dias foram enviadas tropas ao local, que entraram na área, fizeram imagens e a avaliação do local pelo meio terrestre. Agora vamos aguardar o resultado desse sobrevoo”, concluiu o comandante do Corpo de Bombeiros.
Fonte: DIÁRIO ONLINE


