Presidente da entidade esclareceu que muitas vezes o que falta em Três Lagoas não é emprego, mas sim pessoas qualificadas para assumirem as oportunidades que surgem no município
07/01/2020 16h55
Por: Deyvid Santos
TRÊS LAGOAS (MS) – O fim da obrigatoriedade do imposto sindical, medida que passou a vigorar no dia 11 de novembro de 2017 com a reforma trabalhista, trouxe grandes desafios para o sindicalismo brasileiro. Para se manter atuante na busca pelo direito dos trabalhadores, o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Três Lagoas teve de se reinventar.
Para enfrentar as dificuldades com a falta de recursos, o presidente Eurides Silveira teve de buscar ajuda com o Sindicato do Comércio Varejista de Três Lagoas. Com o recurso adicional o sindicato conseguiu qualificar cerca de 120 novos profissionais para o mercado de trabalho.
“Esse é o novo modelo de sindicato”, afirmou Eurides em entrevista no programa Linha Direta com a Notícia, do apresentador Romeu de Campos Jr, nesta terça-feira (07). “O gratificante é ver que pelo Shopping, pela Renner, pela loja Avenida, a maioria daquelas pessoas que estão empregadas passaram pelos nossos cursos e a maioria das pessoas que entraram no comércio no Centro temporariamente também passaram pelos nossos cursos”.
Eurides destacou que a preocupação do sindicato deve ser a qualificação do trabalhador. “O nosso sindicato vem falando muito sobre qualificação profissional. Isso é o mínimo que o sindicato tem que fazer”, disse. Ele ainda destacou que existem entidades sindicais que atualmente defendem apenas quem é sindicalizado.
Metas para 2020
“Estaremos educando, qualificando e requalificando o trabalhador”, afirmou o presidente quando questionado sobre as metas do sindicato para 2020. “Nós sempre trabalhamos com esse objetivo, com essas metas”.
Eurides ainda esclareceu que muitas vezes o que falta em Três Lagoas (MS) não é emprego, mas sim pessoas qualificadas para assumirem as oportunidades que surgem no município. “É aí que entra o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Três Lagoas”.
Para as pessoas que estão desempregadas, a entidade tentará trazer um novo curso de qualificação, em parceria com a Casa do Trabalhador, de forma totalmente gratuita. Para participar, a pessoa tem que ser cadastrada na Casa do Trabalhador.
Trabalhador, filie-se
O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Três Lagoas fica localizado na rua Dr. Orestes Prata Tibery, nº 1305, bairro Colinos. O telefone para contato é (67) 3521-1077 e o local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
