19.4 C
Três Lagoas
domingo, 25 de maio, 2025

Quais são os países com o maior número de títulos na F1?

A Fórmula 1 é a principal categoria dos esportes a motor, e chegar até ela é o sonho de todos os pilotos. A primeira prova da F1 foi disputada em 1950 e, desde então, a modalidade ganhou adeptos em todo o mundo. Na última temporada, mais de 1,5 bilhão de pessoas assistiram as provas que culminaram com o título de Verstappen após uma batalha épica com Hamilton. Será que o holandês vai se sagrar bicampeão em 2022? Quem gosta de previsões esportivas pode aproveitar as apostas bet365 confiaveis.

O sucesso da F1 é inquestionável, e a categoria movimenta mais de US$ 2 bilhões por temporada. Ao longo dos últimos 62 anos anos, pilotos de diversas nacionalidades competiram pela glória – mas há alguns países que se destacaram sobre os demais. Vamos à lista das nações mais dominantes:

Reino Unido – 20 títulos

O Reino Unido produziu o maior número de campeões na história da Fórmula 1. Ao longo das temporadas, 10 pilotos venceram a competição, somando 20 títulos para os britânicos.

Entre os vencedores, estão pilotos lendários como Nigel Mansell (campeão), Jim Clark (bicampeão), Jackie Stewart (tricampeão) e Lewis Hamilton (heptacampeão).

Além disso, tirando os anos 80, o Reino Unido produziu campeões em todas as décadas, mostrando constância na corrida de carros mais famosa do mundo.

Alemanha – 12 títulos

A Alemanha é o segundo país com maior quantidade de títulos na Fórmula 1 – foram oito ao total. No entanto, esta história gloriosa começou tarde: o primeiro campeonato só veio em 1994 com Michael Schumacher.

Schummy, aliás, é o recordista de títulos da F1 ao lado de Lewis Hamilton: ele venceu sete temporadas em sua esplêndida carreira.

Outros dois pilotos contribuíram para o sucesso do país na Fórmula 1: Sebastian Vettel, com quatro títulos, e Nico Rosberg, campeão em 2016.

Brasil – 8 títulos

Com três campeões mundiais, o Brasil é o terceiro país com o maior número de títulos da principal categoria de esportes a motor.

Esta saga emocionante começou em 1972 com a conquista de Emerson Fittipaldi – ele ainda seria bicampeão em 1974.

Nos anos 80, foi a vez de Nelson Piquet brilhar e sagrar-se tricampeão (1981, 1983 e 1987). Na mesma década, Ayrton Senna fez sua estreia na F1. Considerado um dos maiores pilotos da história do esporte, ele venceu as temporadas de 1988, 1990 e 1991.

Nos anos seguintes, em 1992 e 1993, a Williams tinha os melhores carros da F1 e produziu os campeões daquelas temporadas. Em 1994, Senna assinou contrato com a escuderia britânica, mas sua vida terminaria tragicamente em um acidente em Ímola.

Argentina e Austrália – 5 títulos

Na história da Fórmula 1, Argentina e Austrália também conseguiram feitos importantes. O país sul-americano produziu um dos maiores pilotos de todos os tempos, Juan Manuel Fangio, que sagrou-se cinco vezes campeão mundial.

Já a Austrália conquistou cinco títulos com três pilotos diferentes. O primeiro deles foi o lendário Jack Brabham, tricampeão em 1959, 1960 e 1966.

Depois, o país da Oceania ainda veria Denny Hulme (1967) e Alan Jones (1980) conquistarem o título da principal modalidade de esportes a motor.

Curiosamente, a Itália, berço da Ferrari e de alguns dos mais fanáticos adeptos da Fórmula 1, só produziu dois campeões mundiais – Alberto Ascari e Nino Farina. E o último título conquistado pelos italianos foi em 1953!

Desde o início da Fórmula 1, pilotos de 15 países diferentes já foram campeões. A mais nova integrante da lista é a Holanda, que viu Max Verstappen vencer um duelo de titãs contra Hamilton em 2021

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dia Nacional do Café celebra tradição, sabor e impacto socioeconômico do grão mais querido do Brasil

O Dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio, marca o início oficial da colheita nas principais regiões produtoras do país e celebra...

Governo alerta: cafés com impurezas e micotoxinas devem ser retirados do consumo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desclassificou três marcas de café torrado para consumo humano após análises laboratoriais detectarem impurezas, micotoxinas e matérias...

Detran-MS alerta para golpe envolvendo falsas inscrições no programa CNH Social

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) emitiu um alerta à população sobre um golpe que utiliza o nome do...