14.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de agosto, 2025

Quadrilha de traficantes tem esquema desarticulado pela Polícia Militar de Três Lagoas

18/04/2014 – Atualizado em 18/04/2014

Quadrilha de traficantes tem esquema desarticulado pela Polícia Militar de Três Lagoas.

Carros e viagens de avião eram utilizados para levar a droga para cidade paulista.

Por: Celso Daniel

Quatro pessoas foram presas nesta sexta (18) pela Polícia Militar de Três Lagoas por volta das 05:00 hs.

Eduardo Aurélio Soares (37) o “Alemão”, Jurandy Carneiro Filgueiras (38) o “Fii”, Pedro Portugal Gomes Pereira (44) o “Gaúcho” e Andréia Fátima Pires (42) são acusados de formarem uma quadrilha que tinham um esquema de tráfico de drogas tendo como rota de origem o Paraguay, passando por Três Lagoas com destino a Guarulhos SP.

O transporte da droga era feito com carros vindos do país vizinho até Três Lagoas e posteriormente o entorpecente era levado de avião até a cidade paulistana.

INÍCIO DA OPERAÇÃO

Uma equipe da Rádio Patrulha se deslocou até o aeroporto Plínio Alarcon por volta das 05:00 hs depois que o COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar) recebeu e denúncias que um homem estaria transportando droga em uma mala. Segundo as denúncias, o destino da droga seria Guarulhos – SP.

O transporte seria através de um voo diário Três Lagoas/Guarulhos. Ainda segundo as informações, a prática do crime era constante, pois o “mula aérea” recebia pelo menos três vezes por mês a mala na cidade de Três Lagoas e logo embarcava com destino a Guarulhos.

Com a participação do Serviço Reservado da Polícia Militar (P2), Eduardo Aurélio foi identificado e na abordagem foi encontrado com ele uma mala preta, uma mochila e tickt´s de embarque e desembarque Guarulhos-SP/Três Lagoas-MS e Três Lagoas-MS/Guarulhos-SP.

Questionado a respeito da rápida viagem o acusado não soube relatar com precisão a informação, entrando em contradição por algumas vezes. Mediante o fato os policiais realizaram a vistoria na bagagem de “Alemão” e logo encontraram tijolos de uma substância prensada, totalizando 29 tabletes.

Eduardo Aurélio recebeu voz de prisão e foi conduzido a Sala de Elaboração de Ocorrências da Polícia Militar onde o mesmo acabou revelando todo o esquema do tráfico de drogas.

QUADRILHA

Eduardo Aurélio revelou que constantemente faz a viagem como “mula aérea” e receberia R$2.000,00 e que na data da prisão ele recebeu a droga dentro da mala de uma pessoa que ele apenas conhecia como Jurandy. O acusado ainda disse que em outra oportunidade, ele teria ficado hospedado na casa de Jurandy antes da viagem e mostrou aos policiais o endereço onde os outros integrantes da quadrilha poderiam estar.

Rádio Patrulha e P2 com o apoio da uma equipe da ROTAI iniciaram então uma diligência com o intuito de prender as outras pessoas apontadas pelo “mula aérea”.

Em uma incursão de sucesso, os policiais chegaram à uma residência na Rua Planejada C no Bairro Oiti, onde localizaram “Fii” que acabara de chegar do aeroporto em um veículo Uno/Fiat de cor branca. Interrogado, Jurandy Carneiro confessou que entregou a droga para Eduardo “Alemão” no aeroporto, e que receberia R$1.500,00 pelo feito. Jurandy ainda revelou que a droga teria sido trazida do Paraguay na data anterior, dia 17, pelo casal Pedro “Gaúcho” e Andreia Fátima. O transporte teria sido feito em um automóvel Gol/VW de cor preta e outro veículo Civic/Honda de cor prata teria sido usado como “batedor”. O casal, Pedro e Andréia estavam na casa e também receberam voz de prisão.

Na casa ainda foi encontrado uma espingarda que também foi apreendida, além de celulares, balança, balança de precisão e matérias para embalar e esconder a droga.

ESQUEMA REVELADO

A Polícia Militar descobriu que o casal acusado, Pedro e Andreia, frequentemente viajavam para o Paraguay para trazer a droga. O transporte era feito dentro do veículo Gol/VW e era conduzido por Pedro. Andreia dirigia o Civic/Honda e fazia o serviço de “batedora”. Ela para disfarçar a viagem trazia brinquedos e outros produtos oriundos do Paraguay, como forma de não levantar suspeitas.

A droga chegava a Três Lagoas, sendo levada na casa dos acusados e era “escondida” dentro de malas para ser transportada via aérea ate Guarulhos-SP.
Depois, a droga era levada por Jurandy no veiculo Uno/Fiat ate o aeroporto e entregue ao “mula aérea” Eduardo que ficava então enfim encarregado de entregar a um traficante na cidade paulista.

A estadia de Eduardo era rápida em Três Lagoas, no esquema “bate-volta”, desembarcando no aeroporto, recebendo a mala de Jurandy e embarcando no voo seguinte com destino à Guarulhos-SP.

Por algumas vezes, o esquema sofria um contratempo, então o “mula aéreo” ficava hospedado na casa dos outros integrantes da quadrilha, no Bairro Jardim Oiti, embarcando no mesmo dia ou no dia seguinte em voos comerciais para a cidade destino da droga.

Através das denúncias e do relato dos acusados, a polícia acredita que o esquema funcionava por pelo menos três vezes ao mês, movimentando em cada viagem pelo menos 15 quilos de entorpecente.

Depois de lavrado o boletim de ocorrência, acusados e a droga foram levados a Delegacia de Polícia Federal de Três Lagoas para as providencias legais.

CONSÓRCIO

Os tabletes com drogas apreendidos tinham características que chamaram a atenção dos policiais, sendo embalados de forma diferentes, com cores especificas. Com isso a polícia acredita que a droga era vendida pela quadrilha para traficantes diferentes da cidade paulista.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Terça-feira é de sol com variação de nuvens em Três Lagoas

Frente fria ainda provoca temperaturas amenas no amanhecer, mas calor retorna gradualmente ao longo da semana

Festa do Folclore reúne cultura, tradição e show inesquecível de Eduardo Costa

A cidade viveu uma noite memorável durante a tradicional Festa do Folclore, que mais uma vez encantou o público com sua mistura vibrante de...

Motociclista quase sofre acidente com linha de pipa cortante em Três Lagoas e faz apelo à população

Rafael Basilio relatou em rede social o risco que enfrentou ao ser surpreendido por linha com cerol ou chilena no centro da cidade e cobrou mais responsabilidade de pais e fiscalização das autoridades