29.6 C
Três Lagoas
sábado, 27 de dezembro, 2025

PSM de Três Lagoas está no relatório que apontou situação carcerária alarmante

02/09/2014 – Atualizado em 02/09/2014

PSM de Três Lagoas está no relatório que apontou situação carcerária alarmant

. O resultado das vistorias feitas em Campo Grande, Naviraí, Coxim, Ponta Porã, Dois Irmãos do Buriti, Dourados e Três Lagoas.

Por: Da Redação/MC/Correio do Estado

O relatório sobre o sistema carcerário de Mato Grosso do Sul, elaborado pela Comissão Temporária do Sistema Carcerário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), apontou que a população de presos no Estado é o dobro da média nacional. Enquanto que o país tem média de 258 detentos para cada 100 mil habitantes, em MS esse número chega a 500.

O relatório será encaminhado para todas as autoridades do Estado e País e para os candidatos a governador, na eleição deste ano.

O trabalho feito pela Comissão durou sete meses e apontou que a população carcerária de Mato Grosso do Sul é estimada em 12.431 presos, com déficit de vagas de 6.531 unidades. Cerca de 90% da população total é masculina, com 11.264 homens presos.

Do total de presos, homens e mulheres, 72,9% são definitivos, com 9.065 pessoas, e 27,1% são de presos provisórios, que aguardam julgamento.

Dos crimes praticados no Estado, 41,9% da população carcerária praticaram crimes ligados ao tráfico de drogas. Na população carcerária feminina a porcentagem sobre para 79,45%.

O secretário-geral, Lázaro José Gomes Junior, acredita que o relatório irá contribuir para reforçar a segurança na fronteira. “Vamos reforçar o pedido de que o Exército e as Forças Armadas possam fazer uma atuação de vigilância permanente”, pontua.

Mais de 3.500 quilômetros foram percorridos esse ano pela Comissão Temporária do Sistema Carcerário da OAB/MS durante visita em 12 unidades prisionais no Estado. O resultado das vistorias feitas em Campo Grande, Naviraí, Coxim, Ponta Porã, Dois Irmãos do Buriti, Dourados e Três Lagoas.

A análise de questionários e documentos foi apresentada na última semana em um relatório que representa uma radiografia do sistema prisional sul-mato-grossense.

Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Padre Cláudio une fé, vida e esperança nas festas de fim de ano

Sacerdote completa 15 anos de ordenação e 45 de vida em clima de gratidão As festas de fim de ano em Três Lagoas ganharam um...

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...