28.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 26 de janeiro, 2026

Prouni abre inscrições com 6,8 mil bolsas em Mato Grosso do Sul

Programa oferece oportunidades integrais e parciais em instituições privadas, com maior concentração de vagas em Campo Grande

As inscrições para o Programa Universidade para Todos começam nesta segunda-feira, dia 26, e seguem até quinta-feira, dia 29. Em Mato Grosso do Sul, o Ministério da Educação disponibiliza mais de 6,8 mil bolsas para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.

Do total ofertado no Estado, 3.230 bolsas são integrais, cobrindo cem por cento da mensalidade, enquanto 3.591 são parciais, com desconto de cinquenta por cento. Campo Grande concentra a maior parte das oportunidades, com 4.545 bolsas, sendo 1.945 integrais e 2.600 parciais.

Entre os cursos com maior número de vagas, Administração lidera a oferta, com 683 bolsas. Em seguida aparecem Ciências Contábeis, com 512 oportunidades, e Investigação e Perícia Criminal, com 475. Também há destaque para cursos como Criminologia, Gastronomia, Engenharia de Software, Fotografia, Logística, Relações Internacionais e Ciência da Computação.

Para participar do processo seletivo do primeiro semestre de 2026, o candidato deve ter concluído o ensino médio e participado do Enem de 2024 ou 2025. É exigida média mínima de 450 pontos nas cinco provas e nota diferente de zero na redação. Não podem se inscrever candidatos que tenham feito o exame como treineiros.

A classificação considera a edição do Enem em que o estudante obteve a melhor média. Além disso, é necessário atender a pelo menos um dos critérios relacionados à trajetória escolar, como ter cursado o ensino médio em escola pública ou em instituição privada na condição de bolsista.

Pessoas com deficiência e professores da rede pública também podem concorrer, sendo que, no caso dos docentes, as vagas são restritas aos cursos de Licenciatura e Pedagogia e não há exigência de limite de renda.

Para bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa não pode ultrapassar um salário mínimo e meio. Já para bolsas parciais, o limite é de até três salários mínimos por pessoa. Esses critérios de renda não se aplicam aos professores da rede pública que concorrem às vagas específicas.

No momento da inscrição, o candidato deve optar entre a ampla concorrência ou as vagas destinadas às políticas afirmativas, voltadas a pessoas com deficiência e estudantes autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado será divulgado em duas chamadas, a primeira no dia 3 de fevereiro e a segunda em 2 de março. O edital do processo seletivo foi publicado pelo Ministério da Educação no dia 8 de janeiro.

Com informações jornal Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeito Dr. Cassiano Maia acompanha obras e entrega melhorias em infraestrutura no município

Visitas técnicas incluíram unidade de saúde em construção, obra de pavimentação concluída e novas instalações do Almoxarifado Municipal O prefeito Dr. Cassiano Maia realizou, nesta...

Casa do Trabalhador oferece 220 vagas de emprego nesta Segunda

funções industriais concentram maior número de oportunidades na Casa do Trabalhador A Casa do Trabalhador de Três Lagoas inicia esta segunda-feira, dia 26 de janeiro...

Detran-MS abre primeiro leilão de 2026 com VW Up e Honda CG entre os destaques

Certame reúne 147 lotes de veículos e sucatas apreendidos em dez municípios e segue até 5 de fevereiro O Departamento Estadual de Trânsito de Mato...