17.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 14 de julho, 2025

Protestos por Alcorão deixam 4 mortos no Afeganistão

Internacional – 22/02/2012 – 14:02

Quatro pessoas foram mortas a tiros e dezenas ficaram feridas no segundo dia consecutivo de protestos no Afeganistão nesta quarta-feira por causa da queima de cópias do Alcorão, o livro sagrado do Islã, em uma base da Otan no país, disseram autoridades.

A Embaixada dos Estados Unidos disse que o seu pessoal estava em “confinamento” e que as viagens foram suspensas enquanto milhares de pessoas expressavam fúria por causa da queima, um desastre de relações públicas para as forças da Otan lideradas pelos norte-americanos que combatem militantes do Taliban.

O incidente acontece enquanto as tropas de combate estrangeiras se preparam para a retirada do país, programada para o final de 2014.

O governo dos EUA e o comandante norte-americano das forças da Otan no Afeganistão pediram desculpas depois que trabalhadores afegãos encontraram cópias queimadas do Alcorão enquanto recolhiam lixo da Base Aérea de Bagram, que fica a uma hora de carro ao norte de Cabul.

As desculpas não foram suficientes para conter a ira popular. Milhares de afegãos saíram às ruas gritando slogans antiamericanos.

Ganhar corações e mentes dos afegãos é vital para os esforços para derrotar o Taliban. Incidentes similares no passado provocaram profundas divisões e ressentimento entre os afegãos com relação aos milhares de soldados estrangeiros no Afeganistão.

Sete estrangeiros funcionários da ONU foram mortos durante os protestos registrados por todo o Afeganistão durante três dias em abril de 2011, depois que um pastor norte-americano queimou um Alcorão na Flórida.

Uma autoridade da área de segurança afegã, citando relatos da polícia, disse à Reuters que empreiteiros de segurança ocidentais trabalhando em um acampamento militar norte-americano em Cabul abriram fogo contra os manifestantes, ferindo vários deles.

A testemunha Rahimullah, de 17 anos, disse que seu irmão, Ghafar, de 23, recebeu um tiro de um dos empreiteiros na perna direita quando atirava pedras durante o protesto.

“Agora ele está no Hospital Daoud Khan”, disse Rahimullah sobre o hospital no centro de Cabul.

Fonte: Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mercado de veículos em MS cresce no 1º semestre de 2025 com alta nas vendas de usados e novos

O mercado automotivo de Mato Grosso do Sul registrou crescimento expressivo no primeiro semestre de 2025. Segundo dados do Detran-MS, o Estado contabilizou 227.293...

Brasil amplia parceria com China e atrai bilhões em investimentos para diversificar exportações

Diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, o Brasil tem intensificado esforços para diversificar suas exportações e consolidar a parceria comercial...

Homem que morreu ao lado de ginásio em Três Lagoas era foragido da Justiça por homicídio

Álvaro Bueno, de 45 anos, tinha mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado e pena de 12 anos a cumprir em regime fechado A...