22.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 5 de agosto, 2025

Prosseguir tem vacinação como novo indicador para classificação de risco da Covid-19

Foi incluído novo indicador municipal que diz respeito à eficiência do município na aplicação das vacinas recebidas

19/05/2021 10h11
Por: Paulo Renato

O Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) foi alterado e agora, conta com a vacinação contra a Covid-19 no Mato Grosso do Sul, para a classificação de risco da doença, conforme deliberação publicada nesta quarta-feira (19).

Segundo a publicação, os municípios sul-mato-grossenses tiveram dificuldades para atualizar seus dados e que, em virtude desse fato, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) disponibilizou novo formulário padrão de atualização das informações.

Além disso, houve a releitura dos indicadores de avaliação do Prosseguir devido à necessidade de adequação ao cenário atual, tendo sido enviado à Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) uma nova proposta com seis indicadores, cujas abrangências se referem a toda Macrorregião de referência dos municípios.

Alguns indicadores tiveram seu peso alterado, e foi incluído um novo indicador municipal que diz respeito à eficiência do município na aplicação das vacinas recebidas, o qual recebe dados do sistema E-Vacine.

Sendo assim, a metodologia de avaliação pela classificação de riscos por cores de bandeiras do Prosseguir, utilizadas no Estado, continua adotando os seguintes mecanismos: classificação de risco por cores de bandeiras, estabelecendo recomendação para municípios referentes ao ritmo de funcionamento das atividades socioeconômicas, que serão atualizadas a cada 14 dias.

A bandeira cinza, que é o funcionamento unicamente das atividades essenciais; bandeira Vermelha: atividades essenciais, adicionada das atividades não essenciais de baixo risco; bandeira Laranja: autoriza o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais de médio risco; bandeira Amarela: funcionamento das atividades não essenciais de alto risco; e bandeira Verde, que permite o funcionamento de todas as atividades.

A atualização da classificação de risco por cores de bandeiras a cada 14 dias visa a assegurar um período mínimo para que cada município possa avaliar, criteriosamente, a sua classificação, bem como a adesão às recomendações do Prosseguir.

Fonte: Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PL de Coronel David proíbe cobrança de taxas de consignados de servidores públicos em MS

Fica vedada a cobrança de taxa, bem como de quaisquer outras tarifas ou encargos O Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Coronel David...

Cachorro é flagrado em situação de abandono na Esplanada da NOB em Três Lagoas

Ouvinte da Caçula denunciou situação de cão debilitado em travessa próxima ao local da Festa do Folclore, onde Secretaria de Meio Ambiente confirmou que já está apurando o caso

“Você não está sozinha”: CRAM reforça acolhimento e apoio às mulheres durante o Agosto Lilás

Com aumento preocupante nos atendimentos, equipe reforça importância do acolhimento, informação e denúncia