27.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

Proposto programa de estágio para estudantes do ensino médio em Mato Grosso do Sul

Projeto de Lei propõe programa de estágio para alunos do ensino médio da rede pública estadual, com foco em inovação, ciência e tecnologia.

Protocolado nesta segunda-feira (7), o Projeto de Lei 175/2025, de autoria do deputado João Henrique (PL), institui o Programa Estadual de Estágio para Estudantes do Ensino Médio em Mato Grosso do Sul e dá outras providências. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). O objetivo é promover a experiência prática e o desenvolvimento de aptidões profissionais dos alunos regularmente matriculados na rede pública estadual de ensino médio, com ênfase nas áreas técnicas voltadas à inovação, ciência e tecnologia, sem gerar vínculo empregatício entre o estudante e a empresa concedente.

Consideram-se áreas de inovação, ciência e tecnologia as relacionadas a processos criativos, científicos e tecnológicos, tais como informática, programação, robótica, inteligência artificial, biotecnologia, engenharia, pesquisa científica aplicada, e outras atividades correlatas que impulsionem o desenvolvimento tecnológico e econômico. O programa será implementado mediante parcerias entre o Estado e empresas privadas, especialmente aquelas beneficiárias de incentivos ou isenções fiscais estaduais, por meio da celebração de termos de cooperação ou convênios.E o estágio tem caráter educativo, observando o disposto na Lei Federal 11.788, de 25 de setembro de 2008, conhecida como Lei do Estágio, e os princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). 

“A presente proposição apenas traz as diretrizes e linhas gerais para o estágio profissional dos estudantes de ensino médio, razão pela qual não gera impacto financeiro-orçamentário direto. Solicito o apoio dos nobres pares para a aprovação desta relevante iniciativa, tão importante para profissionalização, dignidade, cidadania e iniciação à autonomia financeira dos nossos jovens adolescentes”, justificou o deputado João Henrique. 

Fonte: Alems

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Brasilândia apresenta projetos de infraestrutura e logística no programa MS Ativo

O município de Brasilândia, localizado no leste de Mato Grosso do Sul, apresentou uma série de projetos voltados ao desenvolvimento urbano e logístico para...

Família procura cachorrinha idosa desaparecida no bairro Santo Dumont

Uma família do bairro Santo Dumont está desesperada à procura de sua cachorrinha de estimação, que está desaparecida há três dias. Trata-se de uma...

Moradores da Ocupação São João pedem revogação de Lei municipal durante reunião com a Prefeitura

Grupo reivindica permanência na área pública ocupada há quatro anos e questiona norma que exclui famílias do cadastro de habitação em Três Lagoas.