20.4 C
Três Lagoas
sábado, 11 de abril, 2026

Projeto Tamar comemora 35 anos

01/12/2014 – Atualizado em 01/12/2014

Patrocinado pela Petrobras há 33 anos, projeto reduziu status de ameaça de três espécies

Por: Thais Dias com informações da Assessoria de Imprensa

Em dezembro, o Projeto Tamar celebra seu aniversário de 35 anos, 33 deles em parceria com a Petrobras. Para comemorar a data, o projeto realizará dois shows gratuitos: um na Praia do Forte, na Bahia, no dia 5 de dezembro, e outro em Aracaju, Sergipe, no dia 6.

Além de celebrar o 35º aniversário, o Tamar comemora o alcance de grandes metas. Os 33 anos de parceria com a Petrobras colaboraram para a comprovação científica do início da recuperação das populações de três espécies – tartaruga-oliva, tartaruga-de-pente e tartaruga-cabeçuda; o crescimento do número de ninhos de tartaruga-de-couro; e a estabilidade da tartaruga-verde em Fernando de Noronha.

Para o fundador e coordenador nacional do projeto, o oceanógrafo Guy Marcovaldi, também há muito o que comemorar nesta última temporada 2013-2014, quando o Tamar conseguiu ultrapassar a grande marca de 2 milhões de filhotes de tartarugas marinhas protegidos por ano. “Alcançamos uma marca histórica para a conservação ao protegermos tantos filhotes nessa temporada que passou. Mas isso é apenas uma geração desses animais contemporâneos dos dinossauros, que levam cerca de 30 anos para se reproduzirem. Estamos muito felizes com os resultados e sempre em alerta para o que ainda temos que fazer”, ressalta.

Histórico

De Fernando de Noronha a Florianópolis, a colaboração da sociedade e a presença de pesquisadores que estudam e cuidam das principais áreas de reprodução e alimentação de tartarugas marinha no país são o que geraram o êxito de 35 anos de trabalho do projeto. A iniciativa foi criada em prol da conservação das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ainda ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Nos centros de visitação são apresentadas as principais informações sobre a biologia desses animais, ameaças a sua sobrevivência e a importância de protegê-los. Mais de 15 milhões de pessoas já visitaram o Tamar, que hoje está presente em 25 comunidades costeiras no país.

No seu primeiro ano de atividade, em 1980, o Tamar acompanhou 55 desovas em 50 quilômetros de praias e ajudou a salvar 2 mil tartarugas. Hoje, 35 anos depois, o Tamar conta com 25 bases em nove estados brasileiros e monitora anualmente cerca de mil quilômetros do litoral brasileiro.

A Petrobras acreditou no projeto desde o início e, em 1982, a Companhia tornou-se parceira da iniciativa. Atualmente, o Tamar, junto com os demais projetos de biodiversidade marinha patrocinados, é um símbolo da atuação da companhia na preservação marinha no Brasil.

Programa Petrobras Socioambiental

O Tamar faz parte do Programa Petrobras Socioambiental, pelo qual a Petrobras prevê investir R$ 1,5 bilhão até 2018, em projetos de todo o país, com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

Shows gratuitos

A festa terá início às 20 horas do dia 5 de dezembro, no centro de visitação da Praia do Forte, Bahia. O show de abertura será com a banda Casco Cabeça, seguida de apresentações do guitarrista norte-americano Stanley Jordan, do cantor baiano Saulo Fernandes com o baixista Luciano Calazans e da participação especial do cantor português Nuno da Câmara Pereira. No dia 6, a comemoração será no Oceanário de Aracaju, em Sergipe, a partir das 20h, com nova apresentação do guitarrista Stanley Jordan, e com as performances do instrumentista, cantor e compositor brasileiro Armandinho Macêdo e da banda Coutto Orchestra.

Créditos: Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Avança seleção do MS Alfabetiza: candidatos seguem para nova etapa decisiva em Três Lagoas

Classificados na Fase II devem entregar documentação presencial no dia 13 de abril para análise curricular

Polícia Civil incinera meia tonelada de drogas em Ribas do Rio Pardo

Cerca de 500 quilos de entorpecentes apreendidos em operações foram destruídos em ação controlada

Traficante é preso em ação da Força Tática no Novo Oeste

Suspeito de 21 anos confessou a venda de entorpecentes durante abordagem nesta quinta-feira, 09