37.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 12 de novembro, 2025

Projeto Rede Cegonha no Município

Saúde – 16/04/2013 – 15:04

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência.

Desde outubro de 2011, já estava previsto a implantação do projeto nacional no município de Três Lagoas, porém a implantação em nossa cidade segundo a entrevistada Enfermeira e Gerente de saúde Ilda Guimarães só ocorreu em maio do ano passado.

Este projeto tem como público alvo toda gestante e seu bebê a contar de um simples teste para confirmação de uma possível gestação ou quando confirmada inclui o acompanhamento do pré-natal e puerpério (pós-parto) garantindo também.

  • Ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal.

  • Transporte tanto para o pré-natal quanto para o parto.

  • Vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto – “Gestante não peregrina!” e “Vaga sempre para gestantes e bebês!”.

  • Realização de parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção.

  • Acompanhante no parto, de livre escolha da gestante.

  • Atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade.

  • Acesso ao planejamento reprodutivo.

Segundo Eliane Fúrio responsável pelo Projeto Rede cegonha em Três Lagoas “ todas as unidades estão disponíveis para atender todas as gestantes e puerperas e que é um direito da gestante ter acompanhamento durante seu parto” . Está previsto a aprovação pelo ministério da saúde melhorias na maternidade e U.t.i.s. Neonatais, visando assim reduzir os índices de mortalidades infantis.

Fonte: Da Redação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Idoso é preso dentro do Fórum de Três Lagoas por homicídio na Bahia

Homem de 73 anos foi detido durante oitiva após descoberta de mandado de prisão Um idoso de 73 anos foi preso pela Polícia Militar dentro...

Casos de sarampo chegam a 37 no Brasil, mas país mantém certificado de eliminação da doença

Ministério da Saúde reforça importância da vacinação e intensifica ações de vigilância para evitar reintrodução do vírus

Prefeitura de Três Lagoas realiza 1º Seminário de Agentes Comunitários e de Endemias

Evento destacou a importância da valorização e capacitação dos profissionais que atuam na linha de frente da saúde pública