25/09/2013 – Atualizado em 25/09/2013
O Projeto Padrinho visa ajudar crianças abrigadas a ter uma experiência no convívio familiar além auxilio financeiro
Por: Rayani Santa Cruz
Em conversa com a responsável pelo projeto no município , a assistente social Elisângela Facirolli do Nascimento foi possível esclarecer algumas dúvidas que muitas pessoas tem acerca do apadrinhamento de crianças.
O Projeto Padrinho amigo advém da 1° Vara Criminal da infância e Juventude de Três Lagoas, existem varias formas de participar do projeto, o padrinho afetivo, o padrinho amigo, o padrinho financeiro, o padrinho voluntário e a empresa padrinho.
Facirolli explica que o padrinho afetivo pode levar a criança nos finais de semana para casa, para que ela tenha um contato familiar e social. Já o padrinho amigo vai até uma instituição uma vez por semana para ser amigo de uma criança e ajudá-la a montar um álbum de identidade contando sua história antes e depois do conhecimento do padrinho.
Segundo ela o padrinho financeiro contribui mensalmente com uma quantia em dinheiro e a empresa padrinho faz o mesmo além da doações de brinquedos e assistências como consultas médicas. Os padrinhos voluntários são aqueles que fazem atendimento às crianças, com algum trabalho específico desde ajuda no cuidado até horas de recreação junto às unidades de abrigo.
PARA AJUDAR
Para fazer parte do projeto e auxiliar uma criança a pessoa deve ir ao Fórum e se cadastrar, no caso do padrinho afetivo o voluntário passará por avaliação psicológica pois terá responsabilidades com o menor nos finais de semana. Se a pessoa se interessar apenas em fazer a doação ela também deve se dirigir até o Fórum se cadastrar e o setor faz a entrega do presente.
Com a chegada do dia das crianças, os abrigados ficam na expectativa de conseguir seus futuros padrinhos.
O projeto padrinho existe há 13 anos no Estado e em Três Lagoas faz 3 anos, a assistente social frisa que “o projeto visa o coletivo, inicialmente a pessoa pode ser o padrinho amigo e depois afetivo, nós necessitamos de voluntários existem muitas crianças que precisam de atendimento”.
As instituições atendidas pelo projeto são O poço do Jacó, a Casa Acolhedora e o Abrigo de Selvíria, e conforme informações 100% das crianças são beneficiadas de alguma forma pelo projeto, todas recebem algum tipo de beneficio vindo dos padrinhos.
“A participação de mais padrinhos é essencial para a evolução social e convívio familiar dessas crianças, é uma experiência muito importante tanto para a criança quanto para o padrinho” conclui Elisângela Facirolli.
Para ajudar basta entrar em contato pelo 3329- 1975 ou 3929- 1960
Rua Zuleide Perez Tabox N°10, Centro, sala do projeto padrinho, Fórum de Três Lagoas.

