28.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho, 2026

Projeto irá mapear áreas de risco para plano de prevenção a desastres

07/02/2014 – Atualizado em 07/02/2014

Por: Correio do Estado

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) irá elaborar mapas de risco a inundações e deslizamentos em Mato Grosso do Sul. O estado foi selecionado para um projeto da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec).

De acordo com o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Ociel Ortiz Elias, o objetivo é apresentar propostas de intervenções para prevenir desastres. O projeto elencou em todo o Brasil 821 municípios prioritários.

“Eles escolheram os municípios com base no número de ocorrências”, explicou coronel Ociel informando que em Mato Grosso do Sul serão contratados neste ano levantamentos nas cidades de Bataguassu, Campo Grande, Corumbá, Itaquiraí, Ivinhema, Mundo Novo e Três Lagoas.

Conforme o coordenador estadual de Defesa Civil, no município de Ivinhema, por exemplo, é muito comum o problema das voçorocas (erosões). Já em Três Lagoas, Campo Grande e Mundo Novo os riscos são de enchentes.

O Cenad/Sedec vai contratar empresas de consultoria além de acordos de cooperação técnica com universidades federais para a realização dos levantamentos de campo e elaboração de mapas de riscos.

Conforme o projeto, o levantamento, além da identificação do grau de risco à inundação e deslizamento vai apresentar informações como a identificação da capacidade do município para a proteção e resposta a desastres naturais; fatores físicos e ambientais de vulnerabilidade e infraestrutura de saneamento e a cobertura vegetal nos setores de risco, estrutura institucional existente num raio de três quilômetros dos setores de risco e análise da vulnerabilidade a desastres naturais.

“Os mapas e os relatórios serão encaminhados para a Defesa Civil do Estado com as propostas de intervenções para prevenir os desastres, assim como o dimensionamento dos custos”, informou coronel Ociel. Conforme a Cenad/Sedec, as proposições de intervenções estruturais e não estruturais irão mostrar a melhor relação custo/benefício, e a menor complexidade técnica para cada situação identificada.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende haxixe e medicamentos escondidos em compartimento secreto de veículo em Água Clara

Abordagem revelou 4 kg de droga e itens ilícitos ocultos no painel de um carro que seguia de Ponta Porã para Cotia, em São Paulo

Mais de 1,5 tonelada de maconha são apreendidas durante ação em Brasilândia

Operação durante fiscalização de rotina desmantela transporte de droga escondida em caminhão e faz total de apreensões chegar a impressionantes 2,5 toneladas em 2026

GETAM prende dupla furtando fios durante a madrugada no Centro de Três Lagoas

Suspeitos foram surpreendidos enquanto tentavam arrancar cabos da rede de iluminação pública, onde ação causou danos e interrupção parcial da energia no local