19.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 6 de agosto, 2025

Projeto endurece regras para agressores que ameaçam mulheres durante cumprimento da pena

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2083/22, que prevê medidas para evitar que agressores de mulheres continuem a ameaçar ou agredir suas vítimas mesmo após condenação ou durante prisão provisória.

O texto define como falta grave a aproximação do agressor à residência, local de trabalho ou familiares da vítima durante o cumprimento da pena em regime aberto, semiaberto ou em saídas autorizadas. Também permite a transferência do preso para outro estabelecimento penal, inclusive em outro estado, e a aplicação do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) em casos de novas ameaças ou agressões. O RDD impõe restrições como cela individual e limitações nas visitas e saídas para banho de sol.

Além disso, o projeto altera a Lei dos Crimes de Tortura para incluir como modalidade de tortura a submissão reiterada da mulher a sofrimento físico ou mental no contexto de violência doméstica, com pena de 2 a 8 anos de reclusão.

De autoria da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), a proposta foi inspirada no caso de Barbara Penna, vítima de tentativa de feminicídio em 2013, que continuou a ser ameaçada após o agressor ser preso. A relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), defendeu a aprovação como forma de reforçar a proteção às mulheres vítimas de violência.

O projeto segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ir ao Plenário da Câmara. Se aprovado, seguirá para sanção presidencial e deverá receber o nome de Lei Barbara Penna.

Com informações Agência Câmara Notícias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cotação do boi gordo e da vaca gorda se mantém estável em Três Lagoas

Boi China continua com preço firme em MS, enquanto estados vizinhos registram aumento na arroba Em Três Lagoas, a cotação da arroba do boi gordo...

Após recomendação do MPMS, Três Lagoas terá segunda unidade do CREAS

Município aprova projeto para ampliar atendimento especializado a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por...

Polícia Civil de MS incinera mais de 2 toneladas de maconha em Três Lagoas

Droga foi apreendida em operações da Delegacia de Água Clara, onde ação reforça o combate ao tráfico e a atuação firme das forças de segurança no Estado