20.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 6 de maio, 2025

Projeto de Nivelamento da Aprendizagem dos Estudantes é lançado em Três Lagoas

15/03/2018 14h40

O projeto visa diminuir índice de evasão e repetência

Por: Da Redação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), de Três Lagoas (MS), desenvolveu o Projeto de Nivelamento da Aprendizagem dos Estudantes (PRONAE), que tem como objetivo recuperar alunos que estão com dificuldades de acompanhar a turma, oferecer oportunidades de aprendizagem que promovam continuadamente avanços escolares e diminuir o índice de evasão e repetência.

Segundo o documento, publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (14), além da recuperação dos alunos que estão atrasados, o Projeto visa ainda oferecer às crianças oportunidades de aprendizagem que promovam continuadamente avanços escolares, cumprindo o princípio básico do respeito à diversidade de características, necessidades e ritmo de aprendizagem de cada aluno.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Célia Medeiros, explica que o PRONAE será oferecido ao aluno após serem esgotados todos os esforços durante o período regular de aula e ações pedagógicas dos professores acompanhadas pela equipe técnica da unidade escolar de forma consistente em conteúdo e em metodologia. O projeto é uma iniciativa da diretora Educacional e Pedagógica da SEMEC, Angela Maria Brito.

“A recuperação paralela poderá ser realizada utilizando vários procedimentos metodológicos, entre eles a monitoria, que acontece quando o professor utiliza como mediador do processo ensino e aprendizagem um aluno. Esse aluno será o responsável por trabalhar o conteúdo que seus pares estão com dificuldade. Após todas essas tentativas entre tantas outras é que o PRONAE poderá ser organizado”, pontuou a secretária.

COMO FUNCIONARÁ – O Projeto de Nivelamento da Aprendizagem dos Estudantes terá início após análise das informações de avaliações diagnósticas registradas pelo professor de sala; resultados das avaliações referentes ao primeiro bimestre; proposta de recuperação feita pelo conselho de classe e no final do ano ou na semana pedagógica.

As aulas do PRONAE só serão autorizadas após resultado da aprendizagem dos alunos conferidas no primeiro bimestre. A partir disso o aluno fará parte das aulas que serão oferecidas no turno contrário ao ensino regular, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática com uma metodologia diferenciada de ensino e de aprendizagem que ofereçam condições para a sua aprendizagem e aprovação.

NA PRÁTICA – As aulas serão ministradas por um professor com experiência na alfabetização (1º ao 5º ano) e por um professor com formação nas respectivas disciplinas (6º ao 9º ano). A carga horária das aulas do PRONAE serão distribuídas em dois dias, no mínimo. Os alunos, independente da turma, serão agrupados em no mínimo oito e máximos de 15 alunos por turma.

Por: Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Comemoração dias das Mães

No ultimo domingo dia 04 aonteceu no templo da Loja Maçônica Regente Feijó IV  uma Sessão Aberta para comemoração dos Dias das Mães conduzida ...

Brasil prevê alta de 2,7% na safra de café em 2025

A produção de café no Brasil deve crescer 2,7% na safra de 2025, alcançando 55,7 milhões de sacas, segundo a Conab. Se confirmado, será...

Comemoração dias das Mães

No ultimo domingo dia 04 aonteceu no templo da Loja Maçônica Regente Feijó IV  uma Sessão Aberta para comemoração dos Dias das Mães conduzida ...