15/03/2018 14h40
O projeto visa diminuir índice de evasão e repetência
Por: Da Redação
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), de Três Lagoas (MS), desenvolveu o Projeto de Nivelamento da Aprendizagem dos Estudantes (PRONAE), que tem como objetivo recuperar alunos que estão com dificuldades de acompanhar a turma, oferecer oportunidades de aprendizagem que promovam continuadamente avanços escolares e diminuir o índice de evasão e repetência.
Segundo o documento, publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (14), além da recuperação dos alunos que estão atrasados, o Projeto visa ainda oferecer às crianças oportunidades de aprendizagem que promovam continuadamente avanços escolares, cumprindo o princípio básico do respeito à diversidade de características, necessidades e ritmo de aprendizagem de cada aluno.
A secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Célia Medeiros, explica que o PRONAE será oferecido ao aluno após serem esgotados todos os esforços durante o período regular de aula e ações pedagógicas dos professores acompanhadas pela equipe técnica da unidade escolar de forma consistente em conteúdo e em metodologia. O projeto é uma iniciativa da diretora Educacional e Pedagógica da SEMEC, Angela Maria Brito.
“A recuperação paralela poderá ser realizada utilizando vários procedimentos metodológicos, entre eles a monitoria, que acontece quando o professor utiliza como mediador do processo ensino e aprendizagem um aluno. Esse aluno será o responsável por trabalhar o conteúdo que seus pares estão com dificuldade. Após todas essas tentativas entre tantas outras é que o PRONAE poderá ser organizado”, pontuou a secretária.
COMO FUNCIONARÁ – O Projeto de Nivelamento da Aprendizagem dos Estudantes terá início após análise das informações de avaliações diagnósticas registradas pelo professor de sala; resultados das avaliações referentes ao primeiro bimestre; proposta de recuperação feita pelo conselho de classe e no final do ano ou na semana pedagógica.
As aulas do PRONAE só serão autorizadas após resultado da aprendizagem dos alunos conferidas no primeiro bimestre. A partir disso o aluno fará parte das aulas que serão oferecidas no turno contrário ao ensino regular, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática com uma metodologia diferenciada de ensino e de aprendizagem que ofereçam condições para a sua aprendizagem e aprovação.
NA PRÁTICA – As aulas serão ministradas por um professor com experiência na alfabetização (1º ao 5º ano) e por um professor com formação nas respectivas disciplinas (6º ao 9º ano). A carga horária das aulas do PRONAE serão distribuídas em dois dias, no mínimo. Os alunos, independente da turma, serão agrupados em no mínimo oito e máximos de 15 alunos por turma.
Por: Assessoria de Imprensa
