19.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de setembro, 2025

Projeto de modelo econômico transfere renda com a moeda social local

Por Leonardo Alves, especialista em gestão pública e privada

A cidade de Maricá, no estado do Rio de Janeiro, se destaca como exemplo inovador em políticas públicas de distribuição de renda. A transformação do modelo econômico na cidade, se faz através da moeda social moeda social Mumbuca. Criada há 10 anos, o modelo de transferência de renda se intensificou na Pandemia, levando, para a população mais carente, o recurso necessário para sua sobrevivência. Hoje, com aproximadamente 70 mil beneficiados, mais de 20 milhões de reais são “jogados” na economia local, todos os meses.

 Sobre a moeda social Mumbuca

A Mumbuca foi criada em 2013 como parte do programa de Renda Básica de Cidadania, que, além de reduzir a desigualdade social, ascende a economia local. A moeda social tem seu valor equivalente ao real, podendo ser usado, apenas, no comercio local, incentivando a economia e garantindo o desenvolvimento econômico.

 Impacto na comunidade

O programa de transferência de renda garante, ao cidadão mais carente, a inclusão social, tornando-os visíveis, garantindo seu acesso às necessidades básicas para uma qualidade de vida mais justa e menos vulnerável.

 Estímulo à economia local

Além da inclusão social, a moeda Mumbuca fortalece a economia local. Com mais de 20 mil comerciantes cadastrados, Maricá se tornou, nos últimos 8 anos, uma das cidades brasileiras que mais teve o aumento na abertura e legalização comercial e no índice de empregabilidade, conforme Cadastro Nacional ( Caged). Com o aumento do poder de compra da população, o crescimento na demanda por bens e serviços triplicou, aumentando, gerando emprego e fomentando o desenvolvimento econômico local.

 Inclusão Social

A moeda social desempenha um papel fundamental na inclusão social, voltado principalmente para famílias de baixa renda, mulheres chefes de família e pessoas em situação de vulnerabilidade.

 Resultados Alcançados

Maricá se tornou, com a implementação do programa de Renda Básica de Cidadania, expoente na distribuição de renda no Brasil e exterior. Pesquisadores têm levado, o exemplo da moeda social Mumbuca, um modelo de transformação social necessário para redução da desigualdade. Só no estado do Rio de Janeiro, nos últimos 3 anos, 4 municípios criaram a sua moeda social, dentre eles: Niterói, Macaé e Saquarema.

O programa de transferência de renda através da moeda social Mumbuca em Maricá é um modelo inclusivo e transformador, que concretiza um tema sensível de inclusão social e desenvolvimento regional.

 Leia mais em: Leonardo Alves – Uma nova opinião sobre a gestão pública e a administração governamental.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...