26.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de dezembro, 2025

Projeto de leitura em presídios de MS recebe reconhecimento internacional da ONU

O projeto “Leitura e Cultura: ferramentas de transformação pessoal e social”, desenvolvido pelo campus da UFMS em Naviraí em parceria com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), foi premiado com o Selo ODS Educação 2024, concedido pela Agenda 2030 da ONU. A certificação reconhece práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque para o ODS 4 – Educação de Qualidade.

A solenidade de entrega ocorreu na última semana, em Campo Grande, com a presença de representantes da Agepen e da universidade. A honraria é concedida a iniciativas educacionais que promovem impacto social efetivo. Em 2024, 909 projetos foram certificados em todo o Brasil, com ações que alcançaram mais de 1.800 comunidades.

Criado em 2021, o projeto atua na Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí (PSMN) e no Patronato Penitenciário da cidade, promovendo atividades de leitura literária, reescrita de textos e ações culturais com pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional. Além de fomentar a educação e a cultura, a iniciativa contribui para a remição de pena e a ressocialização dos participantes.

A ideia surgiu de uma demanda da própria penitenciária, então coordenada pela policial penal Valdirene de Góes Domingos, e foi desenvolvida em parceria com a UFMS, com expansão sob coordenação do policial Florindo Tonelli. Inicialmente com 80 vagas, hoje o projeto atende 100 participantes, e também funciona como campo de formação prática para estudantes de Pedagogia da universidade, unindo ensino, pesquisa e extensão.

Entre as ações promovidas estão a seleção de obras literárias, orientação na produção textual e eventos como o Sarau Literário, que envolve familiares dos internos em atividades artísticas e culturais.

O projeto teve seu Acordo de Cooperação renovado entre UFMS e Agepen, garantindo sua continuidade e expansão. O reconhecimento internacional destaca o poder transformador da educação no ambiente prisional e o seu papel essencial na construção de caminhos mais dignos e humanos para a reintegração social.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto garante prioridade a mães solo em vagas não preenchidas do Sine

Projeto busca ampliar a inserção de mulheres chefes de família no mercado de trabalho formal A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara...

Rodovias de MS têm mais de 14,5 mil motoristas flagrados sem CNH em 2025

Alto número de condutores irregulares reforça debate sobre mudanças nas regras para obtenção da carteira de habilitação As rodovias de Mato Grosso do Sul registraram,...

Rede oncológica de MS concentra 99% dos atendimentos em unidades especializadas do SUS

Estrutura regionalizada coordenada pela SES fortalece o acesso ao diagnóstico e ao tratamento do câncer em Mato Grosso do Sul A rede de assistência oncológica...