23.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 14 de maio, 2025

Projeto de lei torna ‘teste da linguinha’ obrigatório

Saúde – 07/11/2012 – 08:11

Um projeto de lei que torna obrigatória a realização do ‘teste da linguinha’ em todos os hospitais e maternidades, foi apresentado na manhã de hoje (6) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (AL/MS)

O exame será realizado por um fonoaudiólogo ou por um profissional de saúde capacitado, dentro da própria unidade hospitalar e antes da criança recém-nascida ser liberada para sua casa. No teste, poderá ser diagnosticada de forma precoce a chamada língua presa, evitando assim dificuldades de amamentação. As alterações do frênulo lingual, que fica embaixo da língua, podem comprometer o desenvolvimento de pessoas da infância à fase adulta, pois interfere na maneira de sugar, mastigar e falar.

De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), Irene Marchesan, o ideal é que o exame seja feito no primeiro mês de vida do bebê. Quando necessário, a criança deverá ser encaminhada para um procedimento cirúrgico, um pequeno corte na língua, que resolve todo o problema. O projeto foi apresentado pelo deputado Lauro Davi. Se aprovada, a lei entrará em vigor 90 dias após a sua publicação no Diário Oficial do Estado.

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas realiza censo para mapear população em situação de rua

Com o objetivo de levantar dados precisos e atualizados sobre a população em situação de rua, a Prefeitura de Três Lagoas deu início ao...

Segurança alimentar: Anvisa amplia controle de agrotóxicos em produtos vegetais

A Anvisa iniciou em maio um novo ciclo do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, em parceria com estados, municípios e...

Espetáculo “Risos e Rituais” leva sátira e reflexão ao público de Três Lagoas

Solo teatral de Jhayra Kendall será apresentado no dia 17 de maio com entrada gratuita, onde espetáculo propõe jornada entre o riso, o sagrado e as contradições contemporâneas.