27.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

Projeto de Lei propõe notificação por WhatsApp e e-mail sobre vencimento da CNH no Mato Grosso do Sul

Projeto de Lei prevê envio automático de notificações por e-mail e WhatsApp sobre vencimento da CNH em MS, com objetivo de facilitar a renovação e promover inclusão digital.

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 178/2025, de autoria do deputado e 1º secretário, Paulo Corrêa (PSDB), que assegura aos motoristas registrados no Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) o direito de receberem uma notificação via e-mail e/ou WhatsApp, informando sobre o vencimento de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). 

A antecedência mínima assegurada da notificação é de 30 dias da data de validade, assim o Detran-MS deverá adaptar seu sistema de gestão de dados para viabilizar o envio automático de notificações por e-mail e/ou WhatsApp aos motoristas registrados, com as seguintes informações: a data de vencimento da CNH, instruções sobre o procedimento para renovação do documento, informações sobre a documentação necessária e os procedimentos no sistema online do órgão.

Já o titular da habilitação deve manter seus dados cadastrais atualizados junto ao Detran-MS, incluindo número de telefone e endereço de e-mail, para garantir o recebimento da notificação. Também deverá ser disponibilizado pelo Detran em seu site e aplicativo, informações sobre como o motorista pode alterar seus dados cadastrais, garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos.

“A notificação digital, por meio de canais como e-mail e WhatsApp, facilitará o processo de renovação, proporcionando ao motorista a informação de forma rápida e direta. A medida contribuirá para a redução da burocracia, visto que a utilização de meios digitais para notificação é uma forma moderna e eficaz de comunicação, alinhada às novas tecnologias e à digitalização dos serviços públicos; e também promove a inclusão digital, assegurando que todos os cidadãos, incluindo pessoas com deficiência e idosos, possam usufruir de forma plena desse benefício”, justificou o 1º secretário, deputado Paulo Corrêa. 

Fonte: Alems

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Confusão em frente ao IFMS: motorista embriagado bate em ônibus, tenta invadir unidade e é imobilizado por populares

Homem dirigia na contramão ao som de rock, com garrafa de cerveja na mão, causou tumulto, tentou agredir um ciclista e acabou contido por...

Homem morre após invadir contramão e ser atingido por carreta na BR-158, em Aparecida do Taboado (MS)

Um homem de 46 anos morreu na madrugada do último sábado (5), após colidir contra uma carreta na rodovia BR-158, em Aparecida do Taboado,...

Aeroporto de Paranaíba (MS) terá voos noturnos com investimento de R$ 2,4 milhões

O aeródromo de Paranaíba, no leste de Mato Grosso do Sul, está prestes a passar por um importante processo de modernização. Com investimento previsto...