24.6 C
Três Lagoas
sábado, 14 de junho, 2025

Projeto de Lei amplia benefícios do Bolsa-Atleta em MS

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 234/2024, de autoria do Poder Executivo, que altera e amplia os benefícios da Lei 5.615/2020 (Bolsa Atleta). A proposta, que segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), inclui importantes modificações:

Novas categorias e equidade de gênero

O projeto adiciona novas categorias de atletas beneficiários, em conformidade com a Lei Geral do Esporte (Lei Federal 14.597/2023). Ele também garante um percentual mínimo de bolsas para cada gênero, promovendo a inclusão e a diversidade no esporte.

Inclusão de atletas não paralímpicos e novas modalidades de bolsa

Uma das mudanças mais significativas é a inclusão de atletas de modalidades não paralímpicas no programa Bolsa-Atleta Nacional Paralímpica (até 20% dos recursos). Além disso, serão criadas as bolsas Pré-Olímpico, Pré-Paralímpico e Pré-Surdolímpico, garantindo apoio aos atletas durante todo o ciclo de competições, inclusive em eventos internacionais.

Alinhamento com o COGEB

Segundo a justificativa do projeto, as alterações visam adequar o texto da lei às orientações do Comitê Gestor da Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico (COGEB) e às sugestões da comunidade esportiva, coletadas em audiência pública.

Com informações Agência ALEMS.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com tecnologia inédita, MS tem monitoramento ambiental para identificar desmatamento e queimada

A sala de situação foi projetada como uma ferramenta estratégica de apoio à fiscalização, gestão territorial e à governança ambiental, promovendo maior agilidade e precisão nas ações de comando e controle.

Exames de DNA feitos pela Polícia Científica ajudam a garantir identidade e cidadania em MS

A investigação de paternidade foi autorizada judicialmente e encaminhada à Polícia Científica, sem custo para a família.

Abertura de empresas cresce em Mato Grosso do Sul, com mais de 1 mil registros no mês de maio

Entre os municípios, Campo Grande puxa os índices com 410 empresas, seguida por Dourados com 96, Chapadão do Sul com 40 firmas, Três Lagoas com 39 e Sonora com 36 empresas.