18.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 20 de janeiro, 2026

Projeto de Lei amplia benefícios do Bolsa-Atleta em MS

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 234/2024, de autoria do Poder Executivo, que altera e amplia os benefícios da Lei 5.615/2020 (Bolsa Atleta). A proposta, que segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), inclui importantes modificações:

Novas categorias e equidade de gênero

O projeto adiciona novas categorias de atletas beneficiários, em conformidade com a Lei Geral do Esporte (Lei Federal 14.597/2023). Ele também garante um percentual mínimo de bolsas para cada gênero, promovendo a inclusão e a diversidade no esporte.

Inclusão de atletas não paralímpicos e novas modalidades de bolsa

Uma das mudanças mais significativas é a inclusão de atletas de modalidades não paralímpicas no programa Bolsa-Atleta Nacional Paralímpica (até 20% dos recursos). Além disso, serão criadas as bolsas Pré-Olímpico, Pré-Paralímpico e Pré-Surdolímpico, garantindo apoio aos atletas durante todo o ciclo de competições, inclusive em eventos internacionais.

Alinhamento com o COGEB

Segundo a justificativa do projeto, as alterações visam adequar o texto da lei às orientações do Comitê Gestor da Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico (COGEB) e às sugestões da comunidade esportiva, coletadas em audiência pública.

Com informações Agência ALEMS.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Previsão de tempo instável continua nesta terça-feira em Três Lagoas

Máximas podem chegar aos 31°C durante a tarde, segundo a meteorologia

Projeto gratuito leva saúde e qualidade de vida a moradores do Jardim Nova Europa

Iniciativa voluntária do educador físico Josemar Batista oferece hidroginástica a pessoas encaminhadas pelo SUS e atende principalmente idosos e pacientes com dores crônicas Um projeto...

Lentidão da Justiça marca caso de vereador preso por corrupção eleitoral em Santa Rita do Pardo

Vereador reeleito foi solto e ainda não há punições ou abertura de investigação