19.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 19 de agosto, 2025

Projeto de Eduardo Rocha que cria Dia do Combate à Mortalidade Materna é sancionado

Proposta foi aprovada em segunda votação no último dia 02

14/10/2019 11h52
Por:Mariana Anjos – Assessoria

Aprovado por unanimidade nas duas votações, o então Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Eduardo Rocha, foi sancionado nesta segunda-feira (14), pelo Governo do Estado, conforme publicação no Diário Oficial do Estado, assinado pelo governador Reinaldo Azambuja.

Agora Lei, número 5.411, institui o Dia de Combate à Mortalidade Materna em Mato Grosso do Sul, sendo este, 28 de maio, definido como data de conscientização da questão e inserido no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Com esta lei, deverá ser promovida campanhas para informar a população sobre as causas da mortalidade materna e as medidas para o combate e prevenção.

Entre as ações, poderão ser realizados seminários, palestras e divulgação nos sites dos órgãos públicos e redes sociais, bem como presencialmente nas maternidades e locais de atendimento à mulher gestante e parturiente.

De acordo com a publicação em Diário Oficial Estadual, parcerias com órgãos públicos e privados poderão ser firmadas para a realização de eventos educativos.

Segundo a justificativa do então projeto, cerca de 830 mulheres morrem todos os dias por complicações relacionadas à gravidez ou ao parto e após o mesmo. No Brasil também é um número assustador, mais de 1.800 mulheres morrem neste período.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cassiano Maia destaca papel da indústria papeleira no desenvolvimento acelerado

Prefeito de Três Lagoas traçou o percurso de transformação da cidade, desde sua atmosfera tranquila até o entorno agitado de grandes empreendimentos, ressaltando o papel do poder público em "preparar o terreno" para o crescimento

Vice-prefeito de Bataguassu defende crescimento planejado e destaca medidas para receber indústria

Cleyton Silva afirma que município já aprovou leis, investe em infraestrutura e reforça saúde, habitação e segurança para enfrentar os desafios do megaempreendimento

Prefeito de Inocência destaca crescimento ordenado e prioriza saúde e habitação

Antônio Ângelo Garcia dos Santos afirma que município vive “dor do crescimento”, mas mantém foco em educação, infraestrutura e moradias populares