14.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 14 de agosto, 2025

Projeto de conscientização sobre trabalho infantil avança na região do Bolsão

15/10/2013 – Atualizado em 15/10/2013

Municípios da região leste do estado de Mato Grosso do Sul, conhecida como região do Bolsão, comprometeram-se com o Ministério Público do Trabalho (MPT) a implementar projeto de conscientização sobre o trabalho infantil.

Por: Assessoria MPT

Em audiência realizada no dia 7 de outubro, na sede do MPT em Três Lagoas, representantes dos municípios de Anaurilândia, Brasilândia, Inocência, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Cassilândia, Paranaíba, Selvíria, Aparecida do Taboado e Três Lagoas reuniram-se com o procurador dotrabalho Carlos Eduardo Andrade, suplente regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) em Mato Grosso do Sul, para traçar estratégias de implementação do projeto.

Para o MPT, a educação tem papel fundamental na formação e desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes e os educadores são os profissionais que possuem as melhores condições de identificar os casos de exploração da mão de obra de crianças e adolescentes. Daí vem anecessidade de maior engajamento dos profissionais da educação no processo de conscientização da sociedade para a erradicação do trabalho infantil.

Sobre o projeto MPT na Escola – O projeto MPT na Escola tem como objetivo o fortalecimento das políticas públicas de erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente. Para isso, a primeira etapa é de capacitação e sensibilização dos coordenadores pedagógicos das escolas selecionadas. Após essa fase, o conteúdo é repassado aos profissionais de educação para abordagem dos temas ligados ao trabalho infantil em sala de aula.

O MPT é responsável pela oficina de formação dos coordenadores municipais do projeto, pela distribuição do material pedagógico de apoio e pelo acompanhamento da execução das atividades. Na fase de execução, são produzidas tarefas escolares, pelos alunos sobre os temas dacartilha “Brincar, Estudar, Viver… Trabalhar só quando Crescer”.

Cronograma – Para implementação do projeto na região, foram agendadas as reuniões para realização das oficinas de formação dos coordenadores municipais. A primeira será no dia 21 de outubro, em Brasilândia; a segunda no dia 24, no município de Bataguassu, alcançando também os educadores de Santa Rita do Pardo e Anaurilândia; no dia 26 de novembro, o evento será em Paranaíba e contará com a participação também dos profissionais de Aparecida do Taboado, Selvíria, Inocência e Cassilândia. A última oficina será de 4 a 8 de fevereiro de 2014, em TrêsLagoas.

Estatísticas – Com o desenvolvimento deste e de outros projetos, o MPT contribui para a erradicação da exploração do trabalho infantil, conforme ressalta o procurador Carlos Andrade. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os casos de trabalho infantil aumentaram na Região Centro-Oeste, enquanto houve redução em todas as demais regiões do Brasil. Em Mato Grosso do Sul, de acordo com a pesquisa, em 2011, o percentual de ocupação de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos era de 6,63% e, em 2012, passou a ser de 8,53%.

Foto: MPT

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto prevê prevenção ao diabetes infantil nas escolas de Três Lagoas

Proposta quer instituir campanha anual de conscientização na semana do Dia Mundial do Diabetes

Três Lagoas celebra o Dia de Santa Dulce dos Pobres com missa especial nesta quarta-feira

Padre Cláudio convida a comunidade para celebração na Capela São Geraldo, às 19h, em homenagem à primeira santa brasileira Nesta terça-feira, 13 de agosto, a...

Colisão entre carro e bicicleta deixa ciclista ferida no Centro de Três Lagoas

Acidente ocorreu no cruzamento da Av. Eloy Chaves com a rua Orestes Prata Tibery, onde vítima foi socorrida pelo SAMU.