Ações são realizadas por estudantes de Enfermagem em espaços públicos de Três Lagoas
Estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus de Três Lagoas (CPTL), por meio da Liga Acadêmica de Enfermagem Materno-Infantil (LAEMI), estão promovendo uma campanha de conscientização sobre o aleitamento materno na cidade. A iniciativa, intitulada “LAEMI na Rua”, busca aproximar a universidade da comunidade por meio da promoção da saúde e da educação em espaços públicos.
O principal objetivo da campanha é informar e sensibilizar a população sobre a importância do aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê e sua continuidade até os dois anos ou mais, reforçando os benefícios tanto para a criança quanto para a mãe. Segundo os organizadores, a proposta é atender às demandas da comunidade e oferecer informação de qualidade acessível à população.
Sem um cronograma rigidamente fechado, a campanha prevê ações mensais até dezembro de 2025. A partir da avaliação dos resultados obtidos neste período, a estrutura do projeto será reorganizada com o objetivo de garantir sua continuidade e ampliação no semestre seguinte.
Setembro Amarelo
A próxima atividade já tem data e foco definidos: acontecerá em setembro e será integrada à campanha do Setembro Amarelo, com ênfase especial na depressão pós-parto, um tema que afeta diretamente a saúde mental de mães no período pós-natal.
De acordo com a professora Dr. Bianca Machado Cruz Shibukawa, idealizadora do projeto em parceria com as estudantes da liga, a mobilidade é um dos pilares da ação, que será realizada em locais públicos com grande circulação de pessoas, como a Lagoa Maior, espaço escolhido para a atividade de setembro.
— Queremos estar nos lugares onde a população está. A proposta é ocupar espaços públicos com ações que levem conhecimento, cuidado e escuta à comunidade, reforça a docente.
O projeto “LAEMI na Rua” representa uma ponte entre o meio acadêmico e a população de Três Lagoas, levando informação e acolhimento de forma acessível, humanizada e contínua.




Fotos: Divulgação