34.9 C
Três Lagoas
sábado, 27 de dezembro, 2025

Projeto Aflora leva oficina gratuita sobre cooperativismo e associativismo a Três Lagoas

Iniciativa visa fortalecer artistas e agentes culturais com capacitação sobre o terceiro setor

Artistas, produtores e agentes culturais de Três Lagoas terão a oportunidade de se capacitar para atuar com mais organização e eficiência no terceiro setor. No dia 1º de outubro, o Projeto Aflora realiza a oficina “Associativismo e Cooperativismo”, com foco na formalização de coletivos culturais, captação de recursos e gestão de associações e cooperativas.

A atividade é gratuita e acontece às 18h, na Acapela Cineteatro, localizada na Rua Bruno Garcia, 2688 – Jardim Angélica.

FORTALECIMENTO
A oficina busca oferecer orientação prática e estratégica para quem atua ou deseja atuar em iniciativas culturais organizadas de forma coletiva. A proposta é impulsionar a autonomia financeira e o acesso a políticas públicas por meio de estruturas formais como associações e cooperativas.

Além de apresentar os conceitos básicos do associativismo e cooperativismo, o encontro vai abordar formas de estruturação jurídica, ferramentas de gestão e estratégias de sustentabilidade financeira.

INICIATIVA
O Projeto Aflora tem percorrido diversas regiões com ações voltadas ao desenvolvimento do setor cultural, promovendo formações presenciais e oficinas temáticas que apoiam a profissionalização de artistas e coletivos.

A presença em Três Lagoas representa mais uma etapa no esforço de descentralização das políticas culturais e incentivo à auto-organização dos trabalhadores da cultura.

Fotos: Arquivo pessoal

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Padre Cláudio une fé, vida e esperança nas festas de fim de ano

Sacerdote completa 15 anos de ordenação e 45 de vida em clima de gratidão As festas de fim de ano em Três Lagoas ganharam um...

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...