23.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de julho, 2025

Programas sociais para crianças e mães adolescentes

Cultura – 29/10/2012 – 15:10

Através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são oferecidas 410 vagas para atendimento nos Programas Colo de Mãe e Mãe Menina

Mães participaram do encerramento do Projeto de Educação Alimentar e Nutricional realizado nos CRAS

A Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, disponibiliza 410 vagas para atendimentos nos Programas Colo de Mãe e Mãe Menina.

Para atender aos seus usuários, a Secretaria de Assistência Social descentraliza os serviços com o trabalho das equipes dos quatro Centros de Referência de Assistência Social – CRAS (Interlagos, São João, Vila Piloto e Ruth Filgueiras).

O CRAS é uma unidade pública estatal, estabelecida pela Política Nacional de Assistência Social, responsável pela oferta de serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, visando à orientação e o fortalecimento do convívio sócio familiar e comunitário, fomentando a independência econômica.

Sendo assim, os CRAS promovem Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, entre eles, o Programa Colo de Mãe (para crianças até seis anos) e o Programa Mãe Menina (para adolescentes de 12 a 18 anos).

Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são organizados por faixa etária com o objetivo de prevenir possíveis situações de risco da população em geral, visando à melhoria da qualidade de vida e prevenindo a institucionalização e segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos, além de oportunizar o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã.

PROGRAMA COLO DE MÃE

O Programa Colo de Mãe tem como público alvo crianças até os seis anos de idade. A meta de atendimento dos quatro CRAS é de 350 crianças.

Esse programa social visa proporcionar ações de proteção, desenvolvimento das crianças e fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, assegurar espaços de convívio familiar, comunitário e o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade, fortalecer a interação entre criança do mesmo ciclo etário, valorizar a cultura de famílias e comunidades locais pelo resgate de brinquedos e brincadeiras, promoção de vivências lúdicas e o fornecimento do kit nutricional auxiliando na alimentação da criança.

PROGRAMA MÃE MENINA

A meta de atendimento do Programa Mãe Menina é de 60 adolescentes com idade entre 12 e 18 anos.

As ações desenvolvidas nesse programa social promovem momentos de integração entre as participantes por meio da troca de experiência, elevando a autoestima e a reflexão sobre as mudanças corporais e emocionais durante e pós a gestação. Também promovem o estreitamento dos vínculos familiares, comunitários e sociais através de intervenções direcionadas à família e ao bebê, além do fornecimento do kit natalidade, complementando o enxoval do bebê.

Fonte: Assecom / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

4ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa movimenta Três Lagoas nesta sexta

Evento reúne sociedade civil para debater equidade, envelhecimento saudável e políticas públicas A 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa teve início nesta sexta-feira...

Jovem de Bataguassu morre subitamente no Presídio de Três Lagoas

Gabriel Júnior, de 23 anos, teve convulsões durante o banho, onde Samu foi acionado, mas ele não resistiu.

Cultura indígena ganha forma em argila em escola do distrito de Arapuá, em Três Lagoas MS

Atividade prática com alunos do 6º ano une expressão artística, tradição dos povos originários e valorização da identidade regional