09/07/2015 – Atualizado em 09/07/2015
Processo seletivo de inverno abre inscrições para 500 vagas no Vale Universidade
Por: Redação
Romeu de Campos Júnior, na data de hoje (09/07), recebeu no Programa Linha Direta com a Notícia da Rádio Caçula, a Coordenadora Elaiana Lopes Possari e a Pedagoga Emili Caroline Soares de Queluz, para falar sobre o processo seletivo de inverno do Programa Vale Universidade.
Elaiana Lopes, Coordenadora há dois anos do Programa Vale Universidade na cidade de Três Lagoas, falou sobre as inscrições para o processo seletivo de inverno, que coloca à disposição 500 vagas no Programa para todo o Mato Grosso do Sul.
Elaiana disse que as inscrições foram iniciadas na última sexta-feira (03/07) e estarão abertas até o próximo dia 3 de agosto, somente no site www.sedhast.ms.gov.br. Neste endereço eletrônico os interessados encontram o Edital, a lista de documentos necessários e as universidades conveniadas. Ou se preferir, pose se dirigir até a sala do Programa Vale Universidade que fica nas dependências da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Avenida Aldair Rosa de oliveira, número 1622, na Circular da Lagoa Maior, no horário das 07h até às 13h, ou no telefone (67)3929-9986.
Elaiana relatou que o Programa Vale Universidade é somente para acadêmicos que estejam matriculados em algum curso superior, presencial, que seja reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), na rede pública ou particular de ensino.
Segundo a Coordenadora, no caso de universidade particular, o Governo do Estado paga 70% da mensalidade, a instituição de ensino paga 20% em forma de desconto e o acadêmico paga os 10% restantes da mensalidade e, em caso de universidade pública, o Governo repassa diretamente na conta do acadêmico, aproximadamente R$ 539,00 (quinhentos e trinta e nove reais), e o aluno em contrapartida deve prestar estágio por quatro horas por dia em algum órgão público ou ONG (Organização Não Governamental) que esteja conveniada com o Programa.
Conforme Elaiana Lopes, no próximo dia 5 de agosto será divulgada a lista de pré-habilitados no Diário Oficial do Estado e, entre os dias 10 a 13 de agosto, o acadêmico deverá apresentar a documentação exigida e participar de uma entrevista social para comprovar as informações na inscrição, e os alunos habilitados receberão a primeira mensalidade ainda no mês de agosto.
Finalizando, Elaiana disse que os benefícios do Programa Vale Universidade duram até a finalização do curso, mas, depende somente do acadêmico, pois a permanência no Programa é baseada em alguns critérios que devem ser obedecidos.


