Geral – 11/04/2012 – 08:04
Com mais uma conquista do Governo de Andradina, o município foi selecionado para a implantação do Telessaúde Brasil – Redes na Atenção Básica de Saúde, programa do Ministério da Saúde, que vai investir no município R$ 750 mil na informatização e instalação do projeto. Dando início ao programa, será realizada uma oficina na quinta-feira (12), das 8h30 às 17h, na Universidade Paulista (Unip), em Araçatuba, para a capacitação dos profissionais das UBSs (Unidade Básica de Saúde) e ESFs (Estratégia de Saúde da Família).
No projeto, são parceiros do Governo de Andradina, o Consaúde (Consórcio Intermunicipal de Saúde), que será o gestor, o Departamento Regional de Saúde II e o Núcleo Telessaúde de São Paulo – Faculdade de Medicina da USP. Segundo a coordenadora Geral do Consaúde, Rose France, Andradina terá uma sala específica para o projeto, assim como Araçatuba e Penápolis. “Dessa vez a reunião será em outra cidade devido ser mais cômodo para os visitantes, mas como Andradina é a sede, a maioria dos encontros posteriores deverá acontecer aqui”, disse Rose, que também participará da oficina.
O treinamento ainda contará com a presença do secretário municipal de Saúde, doutor Farid Haddad, da secretária-adjunta Jane Ruella, da educadora de Saúde, Eloá Pessoa, das coordenadoras de Compras e Financeiro, Daniela Clemente e Fernanda Louro do Consaúde, do Núcleo de profissionais de Andradina – composto por sete pessoas recentemente concursadas – e do Dr. Chao Lung Wen do Núcleo São Paulo Telessaude.
Andradina será núcleo de 40 municípios da região através do Telessaúde, que visa ampliar a eficiência das equipes de Atenção Básica e promover a capacitação permanente desses grupos. Isso será possível através de teleconferências para consulta de diagnósticos, possibilitando que os profissionais busquem uma segunda opinião para os casos analisados. Além de conferências, aulas e cursos, ministrados por meio da utilização das mesmas tecnologias de informação e comunicação.
De acordo com Farid Haddad, essas estratégias possibilitam a educação permanente dos profissionais da área. “Teremos um canal de diálogo rápido e fácil com outros profissionais e serviços, ajudando na qualificação do atendimento na atenção básica e melhorando as condições de saúde da população”, afirmou Farid.
Fonte: Secom/Prefeitura / Secom/Prefeitura


