36.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 12 de setembro, 2025

Programa Doutores Mais Palhaços alegra internação de crianças no Auxiliadora

02/05/2018 08h17

A ação é realizada pela AGSOL, que realiza visitas na pediatria nas terças-feiras, sábados e domingos.

Por: Laís Eger Penha

Um grupo de palhaços tem feito a alegria de crianças internadas no Hospital Auxiliadora. O Programa Doutores Mais Palhaços, uma ação da AGSOL (Associação Sul-Mato-Grossense Girassol Cultural), realiza visitas para pacientes da pediatria todas as terças-feiras, sábados e domingos.

O projeto, que iniciou em 2017, é totalmente voluntário e já tem uma turma formada com 11 palhaços. Em 2018, um novo grupo está em fase de formação. Durante três meses, os voluntários são treinados antes de se tornarem palhaços voluntários. As visitas, que são realizadas somente no hospital, acontecem em dupla.

Na unidade de saúde, os palhaços interagem e brincam com as crianças, com o objetivo de alegrar o dia dos pequenos nesse momento tão difícil, que é ficar hospitalizado. A reação das crianças quase sempre é positiva: um rostinho antes triste passa a sorrir com a interação que os personagens realizam. Além dos pequenos, os pais também se alegram e se divertem com a ação.

Uma das voluntárias, a palhaça Nica, falou emocionada sobre como é participar dessa ação.

“A gente vai simplesmente para alegrar, para diminuir o que está acontecendo. O importante é que ele saia do foco, esqueça um pouquinho que está acamado, e isso é muito gostoso, quebra o gelo. Às vezes, a mãe está ali preocupada com o que está acontecendo, e a gente consegue distrair até mesmo a mãe. É muito legal ser palhaço, eu gosto muito, é gratificante.”

Outra voluntária, a palhaça Cacau diz que o trabalho é necessário e que, quem tiver vontade, deve participar também.

“A visita é gratificante, as mães agradecem e a gente sai daqui mais fortalecidos. A gente acha que nós temos problemas, mas nós não temos, as crianças estão sofrendo mais do que nós. A gente tem que vir, tem que fazer esse trabalho, e quem sentir no coração também deve vir. Quando saímos daqui, o sentimento é de estarmos realizados.”

Para Valéria Silva, líder do voluntariado do Hospital Auxiliadora, o Programa Doutores Mais Palhaços é de extrema importância, pois os pacientes necessitam de acolhimento quando estão internados, passando por alguma enfermidade.

“É importante envolver a sociedade num todo, conhecendo verdadeiramente o trabalho do hospital, além da humanização. Ter esse contato direto com os pacientes, a partir do momento em que o paciente aqui está ele está vulnerável, então é um momento de alegria, descontração, é um momento de acolhimento.”

Outras ações voluntárias

Algumas outras atividades voluntárias são realizadas dentro do Hospital Auxiliadora. Uma delas é organizada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, que realiza visitas no setor de oncologia do hospital.

Também é possível ser voluntário visitando os leitos para passar informações sobre o que pode e o que não pode dentro da instituição O setor administrativo também aceita ajuda voluntária. Além dessas, ainda existe o auxílio alimentação, onde pessoas ajudam os pacientes na hora das refeições, quando o mesmo não tem parentes para cuidá-lo.

Quem desejar participar de alguma das ações basta procurar a equipe de voluntariado da unidade de saúde.

Sobre a AGSOL

A Associação Sul-Mato-Grossense Girassol Cultural – GSOL é uma associação civil privada, sem fins lucrativos, que tem sede em Três Lagoas (MS). Fundada em maio de 2017, sua finalidade é realizar atividades de natureza sociocultural, contribuindo para o desenvolvimento de atividades artísticas de diversas formas e expressões, além de divulgar a cultura do Estado de Mato Grosso do Sul.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem é assaltada por trio de suspeitos de bicicleta na Vila Nova

Vítima de 18 anos foi empurrada ao solo e teve celular e bicicleta levados, onde um dos suspeitos simulava estar armado

Casa do Trabalhador de TL está com 233 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (12)

Você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Então fique ligado nas vagas disponíveis na Casa do Trabalhador de Três...

Brasil tem em 2025 a quinta maior área queimada desde o início dos registros do INPE

Mais de 186 mil km² foram atingidos entre janeiro e agosto, com o Cerrado concentrando 64% do total