18.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 18 de agosto, 2025

Programa de Saúde Bucal é intensificado nos CEIs de Três Lagoas

05/07/2017 14h59

São profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, numa ação conjunta de educação, fortalecimento de hábitos e prevenção de doenças

Por: Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), vem desenvolvendo em todos os Centros de Educação Infantil (CEIs), mantidos pela Prefeitura de Três Lagoas, ações específicas do Programa de Saúde Bucal Escolar.

O objetivo dessas ações, inseridas em vários programas e procedimentos, coordenados e intensificados pela SMS, têm o objetivo de “fortalecer hábitos saudáveis de alimentação, higienização e escovação dos dentes”, explicou a coordenadora do Programa de Saúde Bucal Escolar, Acácia Gimenez Barreto.

A coordenadora esteve no CEI Massumi Otsubo, bairro Vila Haro, na manhã desta quarta-feira (5), acompanhada de uma das equipes da Saúde Bucal, formada pelas dentistas, Arlete Melão, Vânia Sales, Thereza Shimizu e Carla Jorge, e pela atendente Maria Lúcia Rodrigues Menezes. A equipe contou com o apoio da diretora do CEI, que atende a 175 crianças de 0 a 3 anos, Simone Faleiros Zuque.

“Nas visitas que já realizamos em outras unidades escolares, assim como aqui, estamos tendo um ótimo apoio e recepção, por parte de toda a equipe escolar. Isso é muito bom, porque nosso trabalho depende do apoio da Educação e também dos pais das crianças”, explicou Acácia.

AÇÕES ESPECÍFICAS

Entre as ações específicas do programa de Saúde Bucal Escolar, está “a orientação para prevenção, através de pequenas palestras, usando a linguagem de entendimento das crianças”, explicou a dentista Vânia.

Como mostrou a dentista, na visita aos CEIs, é feita uma triagem de avaliação inicial de todas as crianças, palestra e prática de higienização e escovação dos dentes.

“Isso é muito importante para inserir na educação da criança, a rotina da higiene bucal, incorporando a escovação como um hábito saudável e imprescindível para a prevenção de cáries e uma dentição saudável”, ressaltou Vânia.

“Estamos constatando, com alegria e satisfação, que nossas crianças possuem excelente saúde bucal. Isso quer dizer que vale a pena e é importante a prevenção”, comentou a dentista.

Vânia informou que, na triagem, quando há necessidade, a criança é encaminhada aos serviços de odontopediatria, disponíveis na Clínica da Criança e em outras Unidades de Saúde.

Como ressaltou a coordenadora Acácia, “a saúde bucal é uma prática indispensável ao desenvolvimento integral de uma pessoa. É um hábito que deve ser estimulado desde criança, contando com o apoio e participação dos pais e educadores para que não surjam outros problemas, como o surgimento de cáries, já aos 8 ou 9 anos”.

As equipes da Saúde Bucal Escolar já estiveram nos CEIs Nossa Senhora Aparecida e Santa Luzia.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Calor intenso e ar seco marcam o inicio da semana em Três Lagoas

Segunda-feira, 18, terá máxima acima de 35°C e umidade relativa do ar pode chegar a apenas 8% em alguns pontos do estado, segundo Cemtec-MS

PRF apreende mais de 450 kg de drogas escondidas em carga de milho em Três Lagoas (MS)

Os policiais rodoviários federais realizavam fiscalização na BR-262, quando abordaram um conjunto de veículos de carga. Durante a entrevista, o motorista apresentou informações contraditórias...

Três Lagoas convoca aprovados em seletiva para exames e entrega de documentos

Candidatos devem apresentar exames médicos e documentação nas datas previstas; ausência pode resultar em perda da vaga A Prefeitura de Três Lagoas convocou os aprovados...