31 C
Três Lagoas
segunda-feira, 6 de maio, 2024

Programa da Fibria, disponibiliza tecnologia para a pecuária leiteira

07/05/2014 – Atualizado em 07/05/2014

Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial da Fibria, disponibiliza tecnologia para a pecuária leiteira

As unidades Vaca e Rufião Móvel realizarão o monitoramento da qualidade do leite e da reprodução animal

Por: Assessoria

Por meio do programa Rede Responsável, a Fibria firmou parceria com o Sebrae/MS e Instituto BioSistêmico (IBS), para que os agricultores familiares que participam do Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT), com a criação de gado leiteiro e de corte, recebam atendimentos especializados por meio da Vaca Móvel e Rufião Móvel. As unidades prestarão serviços para aproximadamente 100 produtores, que possuem em média, cerca de 20 cabeças de gado cada um.

O programa Rede Responsável tem o objetivo de compartilhar os investimentos e ações socioambientais entre a Fibria, seus fornecedores, clientes e demais empresas empenhadas no desenvolvimento local.

Realizado pela Fibria, o PDRT promove o desenvolvimento local por meio do fortalecimento das associações comunitárias e suas redes, focando o apoio às cadeias produtivas por meio da capacitação das comunidades. Entre as atividades do programa estão o cultivo do urucum, mandioca, abóbora, hortaliças, legumes e a melhoria do manejo da pecuária. Atualmente 640 famílias, que residem em sete assentamentos nas localidades de Três Lagoas, Brasilândia e Selvíria, são beneficiadas pelo programa.

Sobre a criação de gado, o PDRT disponibiliza a consultoria técnica necessária para orientar os produtores sobre o manejo da pastagem, piqueteamento, saúde do rebanho, produção de leite, entre outros assuntos.

No assentamento Esperança, localizado no município de Brasilândia, os produtores utilizam uma das fazendas que o sistema é silvipastoril, ou seja, a floresta é planejada para o manejo de gado e floresta em meio ao eucalipto.

Tecnologia

As unidades móveis farão visitas aos assentamentos com o objetivo de oferecer tecnologia e informação para que possa fomentar a pecuária dentro dos assentamentos onde o programa atua.

O Vaca Móvel dispõe de equipamentos para a realização de diferentes testes que apresentam índices de qualidade do leite. Com os resultados, é possível recomendar ajustes nutricionais, além de orientar medidas sanitárias para o rebanho.

Já o Rufião Móvel, é equipado com aparelho de ultrassom para a realização de exames no rebanho. Permite a sincronização das matrizes, diagnóstico de gestação, seleção e classificação de matrizes. Com o exame de ultrassom, é possível estabelecer cronograma de atividades de manejo e cronograma de abates com base nos padrões de qualidade pretendidos.

Com o auxílio da tecnologia empregada nos veículos que farão as visitas, também será realizado um programa de inseminação artificial por tempo fixo (CRIATF), que propõe o melhoramento genético do rebanho e propõe estabilizar a curva de produção dos produtores no ano seguinte, com parições programadas em diferentes períodos do ano. A operação das unidades, e todo o suporte técnico, será realizada por consultores do Instituto BioSistêmico.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

“As parcerias que mantemos com as comunidades vizinhas têm tido um resultado positivo e comprovamos isso por meio da melhoria na renda dos agricultores familiares e na qualidade dos serviços prestados por eles. O emprego da tecnologia dessas unidades vem somar para o fomento da pecuária e o fortalecimento das associações que participam do PDRT”, explica o gerente de sustentabilidade Fausto Camargo.

Para o presidente do Centro Rural de Arapuá, Orvino Tiago de Souza, as unidades móveis vem ao encontro das necessidades dos produtores. “Eu estou muito contente com esta nova parceria. Nós já somos beneficiados com a construção do mini-laticínio no Arapuá com recursos da Fibria, Instituto Votorantim e BNDES, que deve iniciar no próximo mês, e precisaremos muito dos serviços da Vaca e Rufião Móvel, principalmente para sabermos como está a qualidade do leite que produzimos”.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mãe e filha tem escoriações após acidente no Parque São Carlos

Vítimas estavam em motocicleta quando foram atingidas por carro.

Lions Clube de Três Lagoas está arrecadando itens para as vítimas do RS

O Lions Clube de Três Lagoas está organizando uma campanha de arrecadação para ajudar as famílias vítimas da recente enchente que assolou o estado...

Idoso de 63 anos alcoolizado agride esposa e é preso em flagrante

O homem permanece preso e foi autuado em flagrante A Polícia Militar de Três Lagoas prendeu um idoso de 63 anos após ele ter agredido...