27 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de setembro, 2025

Programa “Bombeiros do Amanhã” comemora oito anos em Três Lagoas

23/03/2018 11h25

Programa “Bombeiros do Amanhã” comemora oito anos em Três Lagoas

Neste ano, o programa abriu vagas também para meninas. Anteriormente, só os meninos participavam.

Por: Da Redação

A Prefeitura de Três Lagoas, em parceria com o comando do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5ºGBM), comemorou oito anos da formação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) “Bombeiros do Amanhã”, na noite de quinta-feira (22).

Esteve presente na solenidade o vice-prefeito Paulo Salomão; a secretária de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho; o comandante do 5º GBM, tenente coronel Leandro Arruda; a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Maurelice Nunes dos Santos; e a coordenadora do SCFV “Bombeiros do Amanhã”, Maria Solange Mercante.

A solenidade foi abrilhantada com apresentações musicais da Banda Marcial Cristo Redentor e das crianças participantes do “Bombeiros do Amanhã”, dançando a música “Maculelê”, sob a coreografia do professor e instrutor Rafael Alves Pereira, além da apresentação do vídeo emocionante com a declaração de um dos primeiros alunos a passaram pelo Programa, Ryan Augusto Guimarães Guido, conhecido como Primeiro Tenente Guimarães.

Para o comandante Leandro Arruda, a participação dos pais e da Assistência Social é importantíssima para o sucesso do Programa. “Somos referência no Estado e não é por acaso com essa equipe empenhada em fazer o melhor para as nossas crianças. São oito anos de chão e precisamos valorizar o que conseguimos. Estou aqui há cinco e é emocionante ver a gratificação dos alunos e das famílias em participar deste projeto. Parabéns a todos”, observou o comandante local dos Bombeiros.

O vice-prefeito Paulo Salomão parabenizou a todos os presentes e disse ser um admirador de programas sociais como o Bombeiros do Amanhã. “Na minha época não tinha programas como este. Era estudar e brincar e hoje podemos buscar, por meio de programas como este, ensinamentos como disciplina, lealdade, dever, ajuda ao próximo, tudo que o três-lagoense deve ser e isso as nossas crianças e adolescentes aprendem com instituições sérias como a do Corpo de Bombeiros. Essa é a Três Lagoas que dá certo”, afirmou.

A secretária Vera Helena agradeceu a presença de todos e antes de se pronunciar chamou as coordenadoras das unidades de Centro de Referência de Assistência Social – CRAS da Cidade, que estavam presentes, para parabenizar e agradecer o empenho de todas.

“Hoje, Três Lagoas não tem crianças pedintes nas ruas, graças ao trabalho destas mulheres que se doam para oferecer o melhor às nossas crianças. Nós, como pais e mães, fazemos o nosso trabalho, educando em casa e buscando programas como este para nossos filhos não se perderem nas drogas e no álcool, que estão destruindo nossas famílias. Continuaremos trabalhando para sermos referência no Estado”, explicou.

Para Mel Nunes, “ver o quanto o programa avançou em oito anos e ver que estamos atendendo meninas, por exemplo, me deixa muito feliz. Vemos mães que passaram por aqui ao longo deste tempo agradecendo porque o Programa somou na vida dos filhos e isso é muito gratificante. Fico muito feliz de poder fazer parte desta história”, explicou a diretora.

Para Mariana Fidencio, 32 anos, mãe do aluno Miguel de 11, “este é o primeiro ano do meu filho e já senti diferença no comportamento dele em casa. Ele está mais entusiasmado, mais disciplinado e estou gostando muito dos resultados que ele vem alcançando”, explicou.

Para o casal Vanessa Benete, de 39 anos, e Jeverson Marçal de Souza, de 45, pais do Lucas Gabriel de 13 anos, “conhecemos o Programa por acaso e em seis anos de participação do nosso filho estamos felizes com os resultados obtidos na escola e em casa. Ele já é 2º sargento e como é o último ano fala até em seguir a profissão de Bombeiro. Essa iniciativa da Prefeitura é ótima e não pode parar, pois é um complemento para a educação da criança”, afirmou.

BOMBEIROS DO AMANHÃ

Com caráter socioeducativo valorizando o convívio e o fortalecimento do vínculo familiar e social, o Programa atende crianças e adolescentes de nove a 14 anos, sendo que este é o primeiro ano em que o programa foi aberto também para meninas.

A atividade visa colaborar para o resgate da cidadania, auxiliando na construção da própria identidade das crianças e adolescentes, ensinando a gostar de si, resgatando o respeito próprio e formando multiplicadores sobre os atributos de como evitar incêndio e acidentes domésticos.

Atualmente, o Bombeiros do Amanhã atende cerca de 70 integrantes, sendo 35 no período matutino e 35 no período vespertino, com atividades lúdicas, acompanhamento da tarefa escolar, Instrução Bombeiro Militar, natação, capoeira, judô e futebol.

ONDE FUNCIONA

Avenida Filinto Müller, 3300 – Jardim Morumbi (5º GB-Bombeiro Militar).

QUAL HORÁRIO

De segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

QUEM PODE PARTICIPAR

Crianças e adolescentes nove a 14 anos de ambos os sexos.

*Por Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motorista bêbado provoca acidente fatal em Três Lagoas

Elizabeth da Silva Costa, de 54 anos, lutou por quase 30 dias no hospital, mas não resistiu aos ferimentos após ser atropelada por um...

Casa do Trabalhador de TL está com 233 vagas de emprego disponíveis nesta quinta-feira (18)

Você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Então fique ligado nas vagas disponíveis na Casa do Trabalhador de Três...

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Anúncio foi feito depois de dois dias de reunião O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa básica de juros da economia (Selic) em...