22.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de maio, 2024

Profissionais são capacitados para implantação da Caderneta da Pessoa Idosa

Objetivo é qualificar sempre mais as ações de atenção à saúde dos idosos a partir da rede atenção básica.

21/02/2019 17h43
Por: Gabriele Benati

Desde 2006, quando foi lançada a primeira edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas vem gradativamente procurando implantar este instrumento de controle e de orientação aos pacientes nas unidades da rede de atenção básica do Município e, especialmente, na própria Clinica do Idoso.

Passados 12 anos, ou seja, em 2018, o Ministério da Saúde lançou a 5ª edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, “agora mais completa, multifuncional, que serve para acompanhar não só o estado de saúde da pessoa idosa, mas também suas questões sociais e psicológicas”, comentou a enfermeira gerontóloga da Clínica do Idoso de Três Lagoas, Beatriz Rodrigues Melo.

“A enfermeira foi a responsável pela capacitação de coordenadores e coordenadoras das Unidades de Saúde, incluindo as equipes NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) para conhecimento e implantação da nova Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa”, informou Beatriz.

A capacitação aconteceu nesta quinta-feira (21), no anfiteatro do Departamento de Geografia, na Unidade II da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Três Lagoas.

“Esta nova edição, que deverá estar disponível em todas as nossas unidades de Saúde, é mais completa e permite o registro e o acompanhamento mais detalhado da vida da pessoa idosa”, mostrou a enfermeira Beatriz.

Como consta na apresentação da nova edição da Caderneta, é um instrumento que permite o registro de informações sobre “dados pessoais, sociais e familiares, sobre suas condições de saúde e seus hábitos de vida, identificando suas vulnerabilidades, além de oferecer orientações para seu autocuidado”.

A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, a exemplo da Caderneta de Saúde da Criança e da Caderneta de Saúde da Gestante, deve ser apresentada ao servidor ou servidora da Saúde “em todas as ocasiões que usar o atendimento do SUS – Sistema Único de Saúde”, anunciou a enfermeira da SMS.

TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA

O Brasil acompanha as mais recentes mudanças da transição demográfica, em que se percebe notadamente uma redistribuição acentuada no número de crianças, adultos e idosos no Mundo inteiro.

Conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2012, a população com 60 anos ou mais era de 25,4 milhões de pessoas. Em 2017, esse número de pessoas idosas pulou para 30,2 milhões.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Em Três Lagoas, estima-se que a população, com 60 anos ou mais, representa mais de 10% do total de habitantes (119.465), número estimado e divulgado anualmente pelo IBGE.

Como observou a enfermeira Beatriz, a nova Caderneta tem sua importância e razão de ser, porque “o crescimento da população de idosos é um tendência mundial, que varia conforme a qualidade de vida da população. E essa tendência também é notada em Três Lagoas”, concluiu.

Informações Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Registro raríssimo: veado campeiro, parcialmente albino, é visto em florestas da Eldorado Brasil

Especialista da Unesp acredita que o sombreamento das árvores colabora para a permanência do animal na floresta A presença incomum de um veado campeiro parcialmente...

Antes de show, Mariana Fagundes fala com exclusividade ao “Programa Toninha Campos”

Dona de hits como "Me Usa", "Tu Tu Tu" e "Metendo o Louco", junto da dupla Guilherme & Benuto, conversou com a Rádio Caçula antes de subir ao palco do 13° Torneio de Pesca da APETL (Associação de Pesca Esportiva).

Cerca de 745 acidentes de trabalho foram registrados somente em 2023 em Três Lagoas, segundo VISAT

Coordenadora da VISAT (Vigilância em Saúde do Trabalhador) de Três Lagoas, Polyana Cestari detalhou as ações realizadas durante o "Abril Verde", mês de orientação sobre segurança no trabalho e de como evitar acidentes.