37.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 11 de setembro, 2025

Profissionais da Educação participam do primeiro encontro de Formação Continuada

26/04/2018 15h55

Aproximadamente 28 diretores, coordenadores e professores de 459 estudantes do período noturno participaram do encontro.

Por: Da Redação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) realizou na última quarta-feira (25), na Escola Municipal Parque São Carlos, o primeiro encontro de Formação Continuada Específica para professores que trabalham com os alunos do Projeto “Programa de Aceleração da Aprendizagem” (PAA).

A palestra foi acompanhada pela chefe do gabinete, Neuza Inácio da Silva, pela responsável pelo monitoramento e normas da SEMEC, Selma Ferreira Rocha e pela professora e diretora do Departamento Pedagógico da SEMEC, Isabel de Lourdes Souza Borges.

FORMAÇÃO

Com o tema “Pressupostos teóricos e práticas para educação de jovens adultos”, o professor e doutor da UFMS, Tarcísio Luiz Pereira, proporcionou para 28 diretores, coordenadores e professores (que lecionam para 459 estudantes do período noturno) das Escolas Municipais “Elson Lot Rigo”, “Marlene de Noronha Gonçalves” e Parque São Carlos, uma reflexão acerca da prática e embasamento teórico dos professores.

O palestrante fez ainda uma retrospectiva histórica do surgimento da Educação de jovens e adultos na História do país e discutiu ainda na palestra as metas 3, 8, 9, 10 e 11 do Plano Municipal de Educação.

Entre os temas abordados das metas estavam: universalizar até 2016 o atendimento escolar de 15 a 17 anos, elevando a taxa de matrículas no ensino médio para 85%; elevar a escolaridade média dos estudantes de 18 a 19 anos, alcançando no mínimo 12 anos de estudo no último ano de vigência do Plano; elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 95% até 2025, além de erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetos funcionais; oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensino fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional e triplicar as matrículas de educação profissional, assegurando qualidade da oferta e pelo menos 50% da expansão do segmento público.

IMPORTÂNCIA

Segundo a chefe do gabinete, Neuza Inácio da Silva, “a educação para jovens e adultos é um desafio, pois o professor dessa modalidade é autor do projeto de ensino e aprendizagem, valorizando assim o contexto onde o aluno está inserido”, explicou.

Para Neuza, o ensino deve partir de experiências do cotidiano dos alunos. “É necessário que os professores redesenhem o trabalho sempre que necessário, de tal maneira que atendam de fato às necessidades dos educandos”, afirmou.

Por Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cármen Lúcia forma maioria pela condenação de Bolsonaro e aliados

Ministra acompanhou voto do relator, Alexandre de Moraes A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta quinta-feira (11) maioria de votos para condenar...

Programa de capacitação de servidores investe R$ 6,5 milhões e chega a todo MS

O apresentador Ratinho esteve no lançamento e elogiou a iniciativa de curso voltado para o autismo Com investimento de R$ 6,5 milhões, o governo do...

Varejo de Mato Grosso do Sul registra segunda queda no ano, aponta IBGE

Setor apresenta retração de 0,7% em julho ante junho, enquanto cenário nacional mostra instabilidade O comércio varejista de Mato Grosso do Sul registrou em julho...