24.1 C
Três Lagoas
sábado, 18 de outubro, 2025

Professores já podem solicitar a Carteira Nacional Docente

Documento dá acesso à meia-entrada e outros benefícios; versão digital já está disponível para download

Professores da rede pública e privada, incluindo os contratados temporariamente, já podem solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), por meio do site do programa Mais Professores para o Brasil. O documento, emitido voluntariamente, identifica oficialmente os docentes e facilita o acesso a meia-entrada em eventos culturais e descontos em empresas parceiras.

A CNDB é válida por dez anos e pode ser solicitada por profissionais em exercício da educação infantil ao ensino superior. O Ministério da Educação (MEC) estima que até 2,7 milhões de carteiras poderão ser emitidas em todo o país.

LANÇAMENTO
Cerca de 1,5 mil professores foram os primeiros a receber a nova carteira em um evento realizado no Rio de Janeiro, na quarta-feira (15), em comemoração ao Dia dos Professores. Na ocasião, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que docentes aposentados também terão direito ao documento em uma etapa futura do programa.

EMISSÃO
A solicitação da CNDB deve ser feita por meio do login Gov.br, no site do Mais Professores. O sistema acessa automaticamente os dados do docente, conforme registros do governo federal e das redes de ensino. Após revisar e confirmar os dados, o professor deve preencher endereço, contatos e enviar uma foto 3×4 no padrão exigido.

Em seguida, o sistema gera uma versão digital da carteira com foto e dados pessoais, disponível para download imediato. A versão física começará a ser entregue a partir de 2026.

REQUISITOS
Para solicitar a carteira, é necessário:

  • CPF regularizado na Receita Federal
  • Estar em exercício em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC

Professores autônomos não têm direito ao documento, pois não possuem vínculo com instituições educacionais. Já docentes em cargos de gestão escolar podem solicitar, desde que mantenham o vínculo como professores.

CORREÇÕES
Caso os dados estejam incorretos ou o vínculo não apareça no sistema, o docente deve entrar em contato com a instituição de ensino para correção na base de dados. Se a foto for rejeitada, é necessário verificar se está no formato exigido pelo MEC.

Se o professor perder o vínculo empregatício, a CNDB continua válida como documento de identificação até o fim da validade. No entanto, os benefícios profissionais perdem a validade três meses após o último pagamento.

A verificação de validade da carteira pode ser feita pelo QR Code impresso no documento, que informa se o vínculo docente está ativo.

BENEFÍCIOS
Além da meia-entrada, os portadores da CNDB terão direito a descontos em serviços e produtos de empresas parceiras. Um dos primeiros convênios firmados foi com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), garantindo 15% de desconto em hotéis.

A Caixa Econômica Federal também lançará um cartão de crédito com anuidade gratuita para os professores cadastrados no programa.

PARCERIAS
O MEC lançou um edital para atrair empresas interessadas em participar do programa com o selo #TôComProf. As companhias devem oferecer descontos de no mínimo 10% e atuar nas áreas de:

  • Cultura e lazer
  • Saúde
  • Transporte
  • Moradia
  • Higiene e limpeza
  • Alimentação
  • Serviços financeiros

O edital fica aberto até 30 de novembro, e os benefícios terão validade de até 12 meses. A lista atualizada dos descontos e empresas participantes está disponível no site do programa Mais Professores para o Brasil.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura de Três Lagoas promove palestra sobre direitos da mulher com câncer e hábitos saudáveis

A ação fez parte da programação do Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e de colo do...

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Gilmar Mendes pediu destaque e suspendeu julgamento, iniciado em 2023 O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso votou nesta sexta-feira (17) a...

Dia D de multivacinação é realizado neste sábado

Chamada vale para a faixa de etária de 12 meses a 59 anos Salas de vacinação de todo o país abrem neste sábado (18) para...