16/01/2016 – Atualizado em 16/01/2016
Por: Neto
A Secretaria de Estado de Educação (SED) promoveu até a última sexta-feira (15), um curso de formação e atualização para os dirigentes escolares da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.
“Este foi um encontro muito importante. Nele, foi trabalhado o tom do que acreditamos para uma educação de qualidade. Esta equipe de diretores irá operacionalizar o que o governo Reinaldo Azambuja espera para os estudantes da Rede Estadual de Ensino”, destacou a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta.
Durante três dias de curso, mais de 500 diretores e diretores-adjuntos das escolas estaduais receberam orientações e informações sobre o trabalho e a equipe da Secretaria de Estado de Educação, nas cinco superintendências: Infraestrutura e Apoio Operacional; Administração de Pessoal; Políticas de Educação; Planejamento e Apoio Institucional; e Orçamento, Finanças e Contratos.
“Mesmo para nós, diretores reeleitos, esta formação faz diferença, porque ouvimos a Secretaria e às vezes percebemos um detalhe sobre algo que estávamos desatentos, mas que é importante”, afirma o diretor da Escola Estadual 4 de Abril, de Sete Quedas, Rafael Simei.
Processo eletivo de dirigentes escolares
Os dirigentes participaram, no segundo semestre de 2015, de processo eletivo de dirigentes escolares da Rede Estadual de Ensino, realizado com objetivo de fortalecer a gestão democrática e participativa das escolas estaduais. Os dirigentes foram escolhidos pela comunidade escolar, por meio de eleição, no dia 2/12/2015, após participarem de curso de formação em Gestão Escolar e de uma avaliação de Competências Básicas.
Os dirigentes eleitos assinaram, ainda, um Termo de Compromisso com o governador Reinaldo Azambuja e a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta. “Os diretores assinaram um pacto de metas pela qualidade da educação em quatro eixos: administração, financiamento, relações interpessoais com a comunidade e pedagógico. Cada um deles tem que ter vários meios para se chegar a um único fim, que é a aprendizagem dos estudantes”, finaliza a secretária.




