33.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de setembro, 2025

Produtores receberão benefício em caso de calamidade

Economia – 18/12/2012 – 17:12

É o que determina projeto do senador Russo encaminhado à Câmara

Os pequenos agricultores do Centro-Oeste terão direito a um benefício que concede condições mínimas de sobrevivência para quem vive em localidades que frequentemente estão sujeitas a perda da produção por causa da estiagem ou do excesso de chuva.

É o que determina o projeto (PLS 238/2012) do senador Antonio Russo (PR-MS) que estende o Seguro Garantia-Safra aos municípios do Centro-Oeste. A proposição foi aprovada pela Comissão de Agricultura do Senado, nesta terça-feira 18/12. Agora a matéria será encaminhada à Câmara dos Deputados.

O relator da matéria, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), ressaltou que a iniciativa de Russo é oportuna e tem grande mérito. Segundo ele, “é inegável que, assim como as secas severas ou os períodos de chuvas muito intensas afetam fortemente os pequenos agricultores da região Nordeste do Brasil, o mesmo ocorre com os agricultores da região Centro-Oeste”. Para ele, as populações mais carentes de ambas as regiões são igualmente merecedoras de políticas de assistência.

O benefício do Garantia-Safra já é concedido hoje aos agricultores familiares do Nordeste vítimas da seca ou de enchentes, que estão sob a área de atuação da SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste).

Os recursos são provenientes do Fundo Garantia-Safra, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Quando apresentou a matéria, em julho deste ano, o senador Antonio Russo afirmou que “a proposta aprimora a rede de proteção social do País, estendendo para a área de atuação da SUDECO (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) o benefício que até hoje só chegava ao Nordeste”.

Ele ainda argumentou que o Centro-Oeste é uma área altamente produtiva e também sofre com fenômenos climáticos extremos, como as estiagens prolongadas ou as catástrofes provocadas pelas enchentes. “Este projeto visa oferecer um apoio para as famílias se reerguerem após o sofrimento de perder a safra e até, em muitos casos, os seus bens materiais”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Vantagens de abrir conta digital para quem quer fugir da burocracia dos bancos

Abrir uma conta bancária já foi sinônimo de enfrentar filas, juntar papelada, assinar contratos e esperar dias pela aprovação. Mas esse cenário vem mudando...

Circo multicultural ocupa a praça Ramez Tebet com espetáculo gratuito neste sábado

“O GRANDIOSO Mini Cirquim nas Arábias” chega à cidade com números circenses, teatro e influências da cultura árabe

Caçula FM 96,9 participa da 1ª Festa da Imprensa em Três Lagoas

Toninha Campos destacou a nova fase da emissora, que completa 70 anos em setembro A Casa do Criador, no Parque de Exposições Joaquim Marques de...