30.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de setembro, 2025

Produção industrial em janeiro sobe em 9 das 14 regiões pesquisadas

Economia – 13/03/2013 – 14:03

O sinal positivo da indústria em janeiro se deu como reflexo do bom desempenho do setor na maior parte do país. Segundo dados do IBGE divulgados nesta quarta-feira, houve avanço em nove dos 14 locais pesquisados pelo instituto.

Depois de um ano de retração em 2012, a produção surpreendeu em janeiro com o melhor resultado mensal desde março de 2010. O avanço de 2,5% nesta comparação ficou acima das expectativas dos analistas de mercado.

As fábricas do Paraná tiveram o maior crescimento na atividade no primeiro mês do ano, com um avanço de 11,3% em relação a dezembro. Ceará e Rio Grande do Sul também tiveram forte crescimento no mês –altas de 9,3% e 7,1%.

 

Daniel Marenco – 04.ago.12/Folhapress

 

Produção de caminhões em Resende (RJ); indústria do Estado foi destaque em janeiro

Com menor intensidade, São Paulo e Rio de Janeiro, duas das mais importantes regiões para o país devido à densidade dos polos industriais, também deram sinais positivos em relação a dezembro: 1,6% e 3,1% respectivamente.

Ambos os Estados haviam terminado o ano com perdas de mais de 3% na produção das fábricas no ano passado.

O Rio de Janeiro também se destacou na comparação com o mesmo mês do ano passado. O avanço foi de 13%, atrás apenas do Ceará (15,4%). Segundo o IBGE, os setores de petróleo e refino, veículos e farmacêutico contribuiriam para o resultado.

Apenas quatro Estados registraram queda na comparação anual: Goiás, Amazonas, Espírito Santo e Paraná.

CAUTELA

Apesar do resultado positivo em janeiro, analistas ainda são cautelosos em indicar uma retomada. Para eles, tal avaliação só será possível após a divulgação do resultado da indústria nos próximos meses.

Isso porque o setor terá de recuperar ainda perdas acumuladas no ano passado, quando a indústria amargou uma queda de 2,6%, o pior resultado desde 2009.

Em comentário sobre o resultado geral da produção em janeiro, contudo, economistas do IBGE chamaram atenção para o perfil mais “disseminado e generalizado” da indústria, como um sinal positivo.

Dos segmentos pesquisados pelo instituto, 18 registraram alta em janeiro e nove tiveram queda.

Para este ano, a expectativa dos analistas de mercado é que o setor produtivo alcance um crescimento próximo a 3% e ajude o PIB avançar para algo próximo de 3% também.

Fonte: Folha de São Paulo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Fies/2025: MEC define regras para oferta de vagas remanescentes

Faculdades privadas podem aderir ao programa de 1º a 8 de outubro O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (22)...

Brasil tem mais alunos em cursos a distância do que presenciais pela primeira vez

Virada histórica no ensino superior foi revelada pelo Censo da Educação Superior 2024, divulgado pelo Inep

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 48 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília As seis dezenas do concurso 2.918 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário...