15.5 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

Indústria nacional encerra 2024 com crescimento em 17 de 18 regiões analisadas

A produção da indústria nacional cresceu 3,1% em 2024 em relação a 2023, com taxas positivas em 17 dos 18 locais analisados, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgada nesta terça-feira (11) pelo IBGE. Entretanto, houve uma queda de 0,3% na produção industrial de novembro para dezembro, com recuo em sete dos 15 locais pesquisados.

Os maiores crescimentos do ano foram observados em Santa Catarina (7,7%), Rio Grande do Norte (7,4%) e Ceará (6,9%), impulsionados principalmente pelas atividades de máquinas e equipamentos, confecção de artigos do vestuário e produtos alimentícios.

Outros estados que apresentaram taxas positivas acima da média nacional foram Pará (5,7%), Mato Grosso (5,4%), Pernambuco (4,6%), Paraná (4,2%), Amazonas (3,6%) e Mato Grosso do Sul (3,5%).

“Em 2024, o crescimento da indústria nacional foi favorecido por uma baixa base de comparação em 2023, com expansão em quase todos os locais pesquisados”, afirmou Bernardo Almeida, analista da pesquisa.

São Paulo teve um crescimento de 3,1% no acumulado do ano, devido ao desempenho dos setores de veículos automotores e produtos químicos. Outros estados como Bahia (2,7%), Goiás (2,6%), Região Nordeste (2,5%), Maranhão (2,5%), Minas Gerais (2,5%), Rio Grande do Sul (0,6%) e Rio de Janeiro (0,1%) também registraram crescimento.

Por outro lado, o Espírito Santo foi o único estado com resultado negativo no acumulado do ano, com recuo de 1,6%, devido ao desempenho das indústrias extrativas e de celulose.

Em dezembro de 2024, a produção industrial caiu 0,3%, sendo este o terceiro resultado negativo consecutivo, causando uma perda acumulada de 1,2%. As maiores quedas foram no Pará (-8,8%) e Ceará (-6,8%).

Mato Grosso (-4,7%), Paraná (-4,1%) e Rio de Janeiro (-1,1%) também tiveram taxas negativas. A indústria paulista registrou uma queda de 0,2%, ficando 1,6% abaixo do patamar pré-pandemia e 23,6% abaixo do nível mais alto alcançado em março de 2011.

Por outro lado, Amazonas (4,3%), Espírito Santo (4%) e Pernambuco (3,9%) apresentaram expansões mais intensas no último mês do ano, enquanto Bahia (2,8%), Região Nordeste (1,4%), Goiás (0,8%), Rio Grande do Sul (0,7%) e Santa Catarina (0,5%) registraram outros resultados positivos em dezembro.

Segundo Bernardo Almeida, o aumento da inflação e da taxa de juros atenuou os efeitos positivos da melhora no mercado de trabalho, predominando a cautela na produção industrial em dezembro.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PM aborda dupla após denúncia de perturbação em ponto de ônibus em frente ao shopping de Três Lagoas

Na tarde deste sábado, 12 de julho, a Polícia Militar de Três Lagoas agiu rapidamente após receber uma denúncia de perturbação em um ponto...

Incêndio destrói casa no bairro Santos Dumont II em Três Lagoas; moradora escapa sem ferimentos

Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente uma residência na manhã deste sábado, 12 de julho, no bairro Santos Dumont II, em Três Lagoas...

Polícia Militar recupera moto furtada e é agradecida por família nas redes sociais em Três Lagoas

A Polícia Militar de Três Lagoas demonstrou mais uma vez eficiência ao recuperar, em poucas horas, uma motocicleta furtada no bairro Vila Piloto. O...