22.4 C
Três Lagoas
domingo, 15 de fevereiro, 2026

Procurador-geral não aceita falar na CPI do Cachoeira

Política – 02/05/2012 – 11:05

Gurgel ainda pode ser convocado pelos membros através de requerimento

O Procurador-geral da Republica, Roberto Gurgel, não aceitou o convite para ir à CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do Congresso Nacional que investiga a relação de parlamentares com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Gurgel foi convidado pelo presidente e relator da CPI, respectivamente, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e deputado Odair Cunha (PT-MG), na manhã desta quarta-feira (2) e disse que há “impedimentos técnicos” que impossibilitam a visita.

O presidente da CPI do Cachoeira explicou que mesmo com o procurador recusando o convite ele ainda pode ser convocado pelos membros da comissão e, nesse caso, não terá escolha.

— Nós explicamos inicialmente a necessidade de ter a Procuradoria-geral explicando os principais eixos da investigação e o procurados nos confessou que a investigação não está conclusa ainda e há, na titularidade dele, um impedimento de ordem técnica. Eu respeitei esse impedimento, mas obviamente nós temos contra razões a argüir, porque a comissão tem o dever de convocar qualquer cidadão brasileiro a depor.

Segundo Vital do Rêgo, há um requerimento de convocação de Gurgel na CPI, mas não se sabe quando será votado.

— Isso [a recusa do convite] não afasta uma possibilidade de convocação até porque eu tive a prudência de colocar para o procurador-geral que a minha visita com o relator tinha sido uma visita institucional, mas tem uma solicitação através de requerimento de convocação. Isso significa que quando o requerimento for a voto ele será deliberado e decide a maioria do colegiado.

O presidente disse que o procurador “se colocou à disposição de continuar conversando” e é importante ouvi-lo porque ele é o “presidente do inquérito que recebeu as informações dos dois inquéritos” e poderia esclarecer as questões mais facilmente. Para Vital, no caso do requerimento ser aprovado, uma sessão secreta facilitaria a ida do procurador ao Congresso Nacional.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Domingo de Carnaval será de calor intenso e baixa umidade em Três Lagoas

Bloqueio atmosférico favorece tempo seco e temperaturas que podem chegar a 36°C no município

MS registra 79 casos confirmados de dengue em novo boletim

Segundo o documento, nenhum óbito foi confirmado em decorrência da doença ou está em investigação.

MS abre 1.254 novas empresas em janeiro e mantém ritmo positivo de crescimento

O setor de serviços liderou o ranking, com 982 empresas abertas, o que corresponde a 78,31% do total.