18.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 25 de novembro, 2025

Procurador fala sobre atuação da PGE em ações trabalhistas

Geral – 25/04/2013 – 15:04

Com muito entusiasmo e sede de conhecimento, acadêmicos de Direito da Anhanguera Unaes, em Campo Grande, receberam em março apalestra do procurador do Estado Jerônimo Olinto, que falou à turma sobre a atuação da Procuradoria Geral do Estado (PGE) em ações trabalhistas. “A minha tarefa foi despertá-los para a existência da função de procurador do Estado e especificamente no evento falei sobre as ações propostas contra o Estado para responsabilização subsidiária em contratos de terceirização”, conta o procurador.

Não faltou interação dos acadêmicos que queriam saber mais sobre a atuação do advogado público e também sobre como são conduzidos esses processos. “De uma maneira geral os acadêmicos acabam não conhecendo as diversas possibilidades de atuação do Direito e se impressionam mais com a magistratura. Ficaram bastante interessados na advocacia pública e perceberam que é uma carreira interessante”.

“Falamos de ações públicas dos últimos três a quatro anos onde se postulou e pleiteou reconhecimento de relação de emprego de professores convocados em que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Supremo (STF) entendiam que se tratava de relação de emprego, mas que ao fim de várias ações prevaleceu nosso entendimento de que o convocado é exercente de função pública por convocação, a exemplo de mesários que comparecem à época da eleição”.

A palestra também abordou a terceirização. O procurador lembra que embora haja uma súmula do TST que responsabiliza o Estado na hipótese de não fiscalizar o cumprimento de obrigações trabalhistas por parte das empresas contratadas, a Lei de Licitação obriga somente a fiscalização da execução do serviço prestado. “A discussão vai longe. Temos a decisão na Ação Direta de Constitucionalidade (ADC) 16 que reconheceu a legitimidade do dispositivo da Lei de Licitações que isenta o Estado de responder por obrigações trabalhistas, mas os juízes do trabalho, por força do princípio protetivo, entendem de forma diferente”, explica o procurador.

Com uma hora e meia de duração, a palestra contemplou as ações da campanha de valorização e divulgação da carreira, lançada em dezembro pela Associação dos Procuradores de Estado de Mato Grosso do Sul (APREMS).A proposta da campanha é justamente incentivar o ingresso na carreira.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

De Repente, Um Samba Encanta Três Lagoas em Noite Histórica

Três Lagoas viveu uma noite memorável no último dia 22 de novembro de 2025, quando a quietude tradicional da Vila Vicentina deu lugar ao...

Corrida SEST SENAT reúne participantes na Lagoa Maior

No último domingo (23), a Lagoa Maior foi palco da Corrida e Caminhada promovida pelo SEST SENAT, um evento que se destacou como um...

Aniversário deKarin Rodrigues Bunning

Na última quinta-feira, dia 20, foi comemorado o aniversário da jovem Karin Rodrigues Bunning, que reuniu amigos e familiares para celebrar a data especial....