08/08/2013 – Atualizado em 08/08/2013
Faltam poucos dias para o domingo Dia dos Pais
Por: Redação com informações do PROCON
Uma pesquisa divulgada pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Três Lagoas (Procon/TL) revela a variação de preços de diversas opções de presentes e alerta cuidados na hora da compra.
O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 6 de agosto, em 23 estabelecimentos do município. Foram pesquisados 29 itens entre Celulares, Tablet, Barbeadores Elétricos, Notebook, Sapatos, Cintos e Cestas de Café da Manhã.
Lilian Campos, Diretora do Procon, alerta que a pesquisa de preços é fundamental, na hora da compra para reduzir gastos. Deve-se ainda ficar atento aos produtos em exposição, com o preço à vista, e se existir parcelamento deve ser exibido o preço a prazo. O consumidor tem que prestar atenção nos juros, se comprar a prazo, e exigir sempre a nota fiscal.
Em relação a roupas, calçados e acessórios, o modelo, cor e tamanho são importantes. A troca não é obrigatória por parte da empresas, que só tem obrigação de realizar se o produto tiver defeito de fabricação. Em alguns estabelecimentos os vendedores avisam da possibilidade de troca.
As compras com cartão de crédito (sem parcelar) e no débito são consideradas à vista e não se pode impor limite mínimo para pagamento com cartão.
No caso de eletroeletrônicos, o consumidor deve testá-lo na própria loja, verificar se o produto tem termo de garantia, manual de instruções e se estão em língua portuguesa e de forma clara, informa o Procon.
Se a compra for feita pela internet, deve-se pesquisar a idoneidade da empresa vendedora e desconfiar de sites que apresentam preços muito abaixo do mercado.
A empresa tem que apresentar no site o CNPJ, endereço físico e número de telefone. Uma rápida pesquisa sobre determinada empresa pode ser feita na própria internet, por meio das redes sociais e sites de reclamações.
O consumidor que compra ou contrata serviço fora de estabelecimentos comerciais (pela internet, telefone, venda a domicílio) pode se arrepender da compra ou da contratação no prazo de sete dias, a partir do recebimento do produto ou da assinatura do contrato, esclarece o Procon.
O Procon está atento e de prontidão para eventuais problemas com os produtos adquiridos com sede na Av. Capitão Olinto Mancini, 2462, Edifício do ERPE, Jardim Primaveril – telefones: 151, 67 39291819, 67 39291820, 67 39291140.
