TRÊS LAGOAS (MS) – Na tarde deste domingo (17), por volta das 17h50min, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava procedimento de fiscalização, quando visualizou um veículo Fiat Strada, de cor preta transitando em alta velocidade na via.
A partir de então, a equipe realizou o acompanhamento do veículo emitindo por diversas vezes ordens de parada para realizar a abordagem, as quais não foram atendidas.
Assim, o condutor empreendeu fuga em alta velocidade, realizando diversas manobras perigosas e evasivas na via, tais como: transitando no acostamento, na contramão de direção e forçando passagem entre veículos; colocando em risco sua segurança e dos demais usuários da via. O condutor percorreu aproximadamente 3KM em perímetro urbano, onde há diversos estabelecimentos comerciais e concentração de pessoas.
Diante dos fatos, com o intuito de parar o veículo para cessar a evidente ameaça à segurança das pessoas que transitam sobre, e próximo à via, os policias realizaram disparos de carabina Armalite M15 5.56 em direção aos pneus traseiro do veículo, totalizando cinco disparos, e ainda dois disparos de pistola Glock 9mm, também em direção aos pneus traseiros do veículo.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, a quantia de disparos se deu necessária devido ao veículo não parar, totalizando aproximadamente 2 Km o trajeto percorrido entre o primeiro disparo e a imobilização do veículo. Na altura do Km 18 da BR 262, o veículo em fuga perdeu o controle e parou no acostamento da via.
Em seguida, a equipe conseguiu realizar a abordagem e constatou que o automóvel era conduzido por um jovem de 25 anos. Na abordagem, a equipe constatou que nos bancos traseiros e na carroceria haviam diversos tabletes de maconha.
A equipe acionou o guincho e prosseguiu com o veículo, a carga de entorpecente e o autor até a Unidade Operacional de Três lagoas para realizar procedimentos administrativos (confecção do Boletim de Ocorrência e Autos de Infração) e a pesagem da substância encontrada no veículo; bem como, foi realizada a fiscalização avançada de identificação veicular. Nas pesquisas, nos sistemas dos números de chassis e motor não retornaram resultados, confirmando então, que as placas aparentes no veículo não correspondem aos demais elementos identificadores.
Foi constatado que haviam 38 tabletes de maconha totalizando 756,3 KG.
Por fim, a equipe prosseguiu com o autor, a carga e o veículo até a delegacia para serem tomadas as medidas legais cabíveis.
Foi necessário o uso de algemas para resguardar a integridade física da equipe e do autor, além de evitar risco de fuga do conduzido. Os pertences pessoais do autor (carteira contendo documentos pessoais, um iPhone preto, e quinhentos reais em espécie) forma entregues.
Vale destacar que a pesagem da droga não foi pesada pela PRF.


