32.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 5 de dezembro, 2025

Preso só não foge porque não quer, diz juiz sobre CDP com estilingue

Policial – 12/03/2012 – 16:03

O juiz Peterson Fernandes Braga, titular da Comarca da cidade de São Paulo do Potengi, no Rio Grande do Norte, diz que ficou surpreso quando viu que o único agente que cuidava de 33 presos no Centro de Detenção Provisória (CDP) da cidade tinha apenas uma baladeira (um estilingue, usado para caça de pássaros) para se defender e também impedir a fuga dos detentos.

“Eu faço mensalmente uma visita ao CDP desde o ano passado a pedido do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e nunca tinha visto isso.

Nas outras vezes, os agentes tinham armas.

É a primeira vez que eu vejo que eles estão desarmados. Eu estranhei e perguntei para o segurança onde estavam as armas.

Ele falou que não tinha e que usava o estilingue”, contou o juiz ao G1.

Segundo ele, 33 presos estão em duas celas de cerca de 9 metros quadrados cada.

“Já houve várias fugas e rebeliões no CDP.

A última foi no fim do ano passado, quando cinco detentos fugiram, entre eles dois traficantes perigosos que ainda não foram recapturados”, recorda o juiz.

‘Todo preso é perigoso’

Cinco vigias trabalham em turnos de 24 horas na unidade, mas somente um estava de plantão no dia em que houve a visita.

O juiz afirma que no CDP estão confinados na mesma cela presos condenados e outros ainda em espera de julgamento, o que é irregular.

“Todo preso, até que se prove o contrário, é perigoso. Supõe-se que, se a pessoa está presa, ela representa um risco à sociedade.

Deixar a situação assim, não dá.

Espero que com a repercussão do caso o governo faça alguma coisa”, acrescenta Braga.

Outro lado

A Secretaria de Justiça do Rio Grande do Norte, responsável pela administração do sistema penal, informou por telefone ao G1 que o caso não é isolado e que há carência de pessoal nas unidades penitenciárias do estado.

A pasta está verificando a situação e, dentre as providências que serão tomadas, será a chamada de aprovados em um concurso público para agente e também a realização de um curso de formação de profissionais para os presídios.

A secretaria diz que o sistema penal do Rio Grande do Norte não possui armas e que as utilizadas, eventualmente, são cedidas pela Polícia Militar.

O Exército já aprovou a compra e o governo está fazendo um edital para aquisição das armas que serão destinadas aos presídios, disse a assessoria de imprensa da pasta.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Casal de Três Lagoas morre em grave acidente em rodovia de Goiás

Veículo onde estavam saiu da pista e tombou após colisão, onde motorista do outro carro teve ferimentos leves.

Polícia Civil de Três Lagoas incinera 2 toneladas de drogas durante operação

Ação conjunta das delegacias da região elimina entorpecentes após autorização judicial e com supervisão da Vigilância Sanitária.

Mulher de Três Lagoas perde mais de R$ 21 mil após série de golpes envolvendo falso atendente bancário

Vítima foi enganada em diferentes etapas após acreditar que ajudava um conhecido e, depois, seguir orientações de um suposto funcionário do banco.