Educação – 02/08/2012 – 12:08
Na manhã desta quinta-feira (02), a radialista Toninha Campos, recebeu na Rádio Caçula o Dr. Professor Vitor Wagner Neto de Oliveira, Presidente da ADLeste, sindicato que comanda a greve local da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) e IFMS (Instituto Federal do Mato Grosso do Sul) em âmbito nacional, para informar o andamento das negociações para a população que aguarda ansiosamente por melhorias no setor.
Devido o ato unificado que os professores e técnicos administrativos da UFMS e do IFMS realizarão nessa terça-feira (31) em alusão ao Dia Nacional de Luta do Servidor Público Federal uma carreata no Município, Toninha perguntou para o Dr. Professor Vitor, o que foi extraído desse movimento, e Doutor Victor disse que serem várias as pessoas que apoiam a causa e é preciso que o governo melhore as condições do ensino, tanto para o corpo docente, que precisa de mais contratações de técnicos administrativos e não adolescentes, por ser um trabalho de alta responsabilidade, quanto para os alunos que precisam de apoio, estrutura e qualidade de ensino.
A radialista Toninha Campos citou a não importância que o Governo Federal insere na educação e saúde do Brasil e pergunta para Vitor qual sua opinião, o Doutor respondeu ser uma opção do governo não priorizar a educação por optar pelo lucro, e cita o exemplo das universidades particulares onde o governo investe em isenção de impostos, cerca de 15 bilhões em bolsas, não preferindo investir nas instituições federais 3 trilhões, um investimento adequado para estruturação do ensino e o governo afirma se adequar ao valor fora das capacidades. O governo brasileiro investe 4% do PIB (Produto Interno Bruto) na educação, sendo que em países vizinhos, são investidos cerca de 10%.
Na questão sobre a dedicação exclusiva dos professores, e uma insatisfação proveniente do descaso na educação, Toninha perguntou para o presidente do comando da greve quais atitudes estavam sendo tomadas para melhorias e Vitor afirmou que para serem contratados professores universitários federais era exigida a dedicação exclusiva, apesar de ganhar por 40 horas semanais ainda era preciso focar no ensino na pesquisa e extensão, que é são as demandas da sociedade para a universidade. Melhores condições de trabalho são imprescindíveis, onde há uma obrigação em produzir artigos sem suporte. Reivindicamos uma carreira unificada com melhores instrumentos para realização de um trabalho excepcional.
O Campus da UFMS situado na Avenida Ranulpho Marques Leal é suja e com construções mal acabadas disse a radialista impressionada com a falta de comprometimento do governo e Vitor afirma que a duração da construção da biblioteca no campus já ultrapassou 3 anos, e informa que outras falhas preocupantes no Município são a falta de restaurante e de moradias estudantis, que implica no abandono do curso por o estudante não se manter na cidade que tem um alto custo.
Toninha pergunta para o professor qual será a próxima movimentação do comando de greve e o professor informou aos moradores que será o “Ato de Cidadania e Abraço na Praça Ramez Tebet” realizado na Praça Senador Ramez Tebet, das 08 as 11h, como uma forma de mostrar o desenvolvimento do nosso trabalho. Na organização do evento estão colaborando cerca de 40 pessoas, entre professores e alunos. Estudantes do curso de enfermagem estarão medindo a pressão, estudantes do curso de História irão contar histórias para as crianças e os professores realizarão oficinas de teatro. Queremos que a sociedade veja o quanto nossa instituição é importante para o progresso da nossa cidade.
Mesmo em greve vocês não estão ficando em casa, disse Toninha ao Doutor Vitor, que completou dizendo que mesmo em greve estão sendo realizadas várias atividades e informando que o sindicato local esteve em Brasília e existem delegados no comando nacional da greve, que continua em todo o país.
A entrevista foi encerrada por Toninha Campos que agradeceu a participação do Dr. Professor Vitor e parabenizou todo o corpo docente das instituições federais pelo trabalho e espera que o país progrida na área da educação.
O presidente do sindicato ADLeste que comanda a greve, Dr. Vitor encerrou agradecendo a Toninha Campos e a Rádio Caçula pelo apoio, e convidou a população para visitar as instituições federais de Três Lagoas, que são destinados os cursos de ensino superior de qualidade para os jovens trabalhadores, gratuitamente, tanto nos institutos federais quanto nas universidades, e pede para que os moradores compareçam no ato que será realizado na Praça Ramez Tebet.
Fonte: Da redação / Rádio Caçula