16/11/2016 – Atualizado em 16/11/2016
Mandatário já foi operado por causa dessa doença em 2012. Médicos em Bogotá detectaram proteína que pode sinalizar recaída
Por: Marcio Ribeiro com UOL
Médicos do presidente colombiano Juan Manuel Santos informaram nesta terça-feira (15) que foi verificado no mandatário um aumento do “antígeno prostático” — uma proteína que, ao ter seus níveis elevados, serve de alerta para uma suspeita de câncer de próstata, doença que ele já teve anteriormente.
Os médicos decidiram que Santos precisa viajar aos Estados Unidos para complementar os exames com técnicas que não estão à disposição na Colômbia. O presidente vai viajar nesta quarta-feira para ser examinado no Hospital Johns Hopkins. “O exame será realizado na quinta e volto na sexta”, disse o presidente à imprensa no hospital.
Santos disse também que pediu ao diretor da Fundação Santa Fé, onde foi examinado, Adolfo Llinás, “para que, quando termine esta etapa de diagnóstico, (o resultado) seja informado ao país”.
Em outubro de 2012, Santos foi submetido com sucesso a uma cirurgia para extrair um tumor na próstata, operação que se estendeu por mais de duas horas, e dias depois o presidente assegurou que sua saúde era ótima. O teste nos EUA poderá determinar se ele está tendo uma recaída.
Em julho de 2014, o presidente colombiano voltou a ser submetido a exames de rotina por recomendação médica, e como sempre garantiu que seu histórico clínico está aberto para o conhecimento da opinião pública.



