25.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 12 de fevereiro, 2026

Presidente da Associação dos Procuradores do Estado visita regional da PGE em Três Lagoas

15/08/2013 – Atualizado em 15/08/2013

Objetivo da visita é avaliar as condições de trabalho dos procuradores do Estado lotados no município.

Os procuradores têm o papel de controlar os atos da legalidade da Administração Pública.

Por: Cristiane Sagioratto

O presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso do Sul, (APREMS), Fábio Jun Capucho, visita nesta quinta-feira (15) a Regional da Procuradoria Geral do Estado (PGE) em Três Lagoas. Ele será recepcionado pelos procuradores Julizar Barbosa Trindade Junior e Patrícia Figueiredo.O objetivo da visita é avaliar as condições de trabalho dos procuradores do Estado lotados no município.

De acordo com o presidente da entidade, existe alta demanda de trabalho dos procuradores em Três Lagoas que se dá por conta do crescimento e desenvolvimento econômico que a cidade vem apresentando nos últimos meses. “Pretendemos com as visitas conhecer ” In Locu” as dificuldades que os nossos colegas enfrentam, para sustentar nossos pedidos de mais investimento do Governo do Estado na PGE em Três Lagoas”, destaca Capucho.

“Nossa ideia é esclarecer a população como nosso trabalho reflete positivamente na sociedade, por exemplo, movimentos populares de combate à corrupção”, enfatiza o desembargador.

Os procuradores têm o papel de controlar os atos da legalidade da Administração Pública. “Participamos da avaliação de contratos, do acompanhamento de processos licitatórios, e nosso papel é fazer com que todos esses atos estejam de acordo com a legislação”, finaliza o presidente.

Visitas realizadas na região

A Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso do Sul visitou os municípios de Aquidauana, Corumbá e Andradina nos últimos dias, onde se encontram procuradores lotados e foi constatado que em Corumbá a regional apresentou problemas em relação à acessibilidade. “O prédio que visitamos em Corumbá não tinha elevador para os portadores de necessidades especiais. O atendimento era para ter sido prestado no 2º andar de um prédio que estava sem elevador”, ressaltou Capucho.

Papel dos procuradores em Três Lagoas

O presidente pontua que os procuradores têm contribuído em Três Lagoas na questão da segurança das unidades prisionais. “Há sempre uma tentativa de fechamento, isolamentos, e nós tentamos manter o funcionamento dessas unidades dentro de uma condição adequada de segurança,” afirma o presidente.

Projetos de obras de ampliação e duplicação de rodovias também são uns dos exemplos que tem a participação da Procuradoria Geral do Estado. O trabalho dos procuradores é voltado à fiscalização dos processos licitatórios para execução das obras. “Nós orientamos, que a licitação seja correta, que os contratos tenham as garantias necessárias para a execução da obra, todo projeto de uma forma ou de outra vai passar pela PGE”, enfatizou Capucho.

“Nossa atuação é em favor da população, pois nossa missão é orientar o governo do Estado na execução das políticas públicas”, destaca o desembargador .

Ato Público Nacional

A Associação Nacional dos Procuradores do Estado (ANAPE) realiza em Brasília no próximo dia 03 de setembro, o Movimento Nacional pela Advocacia Pública. O objetivo do ato é chamar atenção dos parlamentares para a importância da autonomia administrativa e financeira das entidades da advocacia pública e somar esforços pela aprovação da proposta de Emenda à Constituição Federal (PEC452). O assunto é tratado na Câmara dos Deputados.

Presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso do Sul, (APREMS), Fábio Jun Capucho, em entrevista ao Programa Linha Direta com a Notícia. Foto: Rádio Caçula

Presidente da APREMS falou ainda sobre o papel dos procuradores em Três Lagoas. Foto: Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto de lei cria Cadastro Estadual de Condenados por Violência Doméstica em MS

Proposta em votação na Assembleia Legislativa prevê banco de dados com acesso restrito e gestão pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública

Trânsito terá mudanças para o CarnaTRÊS 2026 em Três Lagoas

Interdições começam já na fase de preparação do evento para garantir segurança e organização dos foliões

Mato Grosso do Sul registra 816 casos prováveis de dengue em 2026

Boletim da SES aponta 79 confirmações da doença e mais de mil casos prováveis de Chikungunya, não há óbitos registrados até o momento Mato Grosso...