12/02/2014 – Atualizado em 12/02/2014
Prefeitura realiza campanha de Combate a Dengue nas indústrias
A campanha visa a ação direta nas indústrias, por meio de distribuição de panfletos e uma palestra de 20 a 30 minutos
Por: Assessoria
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Saúde Pública são parceiras na campanha de conscientização e Combate a Dengue por meio de ações educativas a serem realizadas nas indústrias de Três Lagoas durante o mês de fevereiro.
Trata-se de uma solicitação da prefeita Marcia Moura (PMDB) que pediu a união de esforços das secretarias no objetivo de formar multiplicadores na colaboração ao combate da proliferação do mosquito transmissor da dengue Aeds Aegypt.
A campanha visa a ação direta nas indústrias, por meio de distribuição de panfletos e uma palestra de 20 a 30 minutos, a cargo do setor de Educação em Saúde, feita para os trabalhadores e diretoria das respectivas indústrias.
O contato direto com as empresas ficou na responsabilidade da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que enviou ofício a cada indústria visitada, esclarecendo sobre a campanha e propondo a cada uma, estabelecer contato informando melhor data e horário para o desenvolvimento da ação na empresa.
“Sabemos que é difícil parar o serviço com todos os trabalhadores, mas pedimos que quando não for possível dar uma breve pausa, que a comissão diretora possa nos atender e depois repassar as informações aos trabalhadores, explicou o diretor de Indústria e Comércio, Diógenes Marques.
A primeira palestra terá início na tarde desta quarta-feira (12), na indústria Avanti, e no decorrer do mês os agendamentos seguem de acordo com a disponibilidade de cada indústria.
“Esperamos que esta sinergia das secretarias colabore ativamente para a redução dos casos positivos de dengue no município, uma vez que, a ação atingirá em média 10 mil trabalhadores e, estes sendo multiplicadores, atingiremos a massa”, disse Diógenes.
Segundo o diretor, “este é um meio de melhor prevenir, diminuindo as filas nos postos de saúde e até mesmo de forma indireta diminuir a incidência do absenteísmo, uma vez que constatado positivo a doença da dengue, o funcionário leva de 7 a 15 dias para se recuperar”, explicou Diógenes.
“A ideia da parceria com o Desenvolvimento Econômico surgiu justamente pela maior facilidade de estabelecer contato e desenvolver a campanha. Estes trabalhadores se conscientizando levam o conhecimento à família e, desta forma toda a população ganha, desde que não deixem que o mosquito prolifere fazendo as ações preventivas e os devidos cuidados, ou seja, será mais difícil adoecer com dengue”, pontuou o coordenador de Educação em Saúde, Fernando Garcia Brito
“Não há como falar em erradicação do mosquito da dengue, mas sim em controle. Basta que cada um faça sua parte”, finaliza.
