31.2 C
Três Lagoas
sábado, 10 de janeiro, 2026

Prefeitura publica multas no Diário Oficial e não dá chances de defesa ao motorista

16/07/2015 – Atualizado em 16/07/2015

A prefeitura não levou ao conhecimento da população o serviço executado, dando a entender ainda mais, que a intenção é não dar chances de defesa ao suposto infrator

Por: MC/Redação

O Departamento de Trânsito e Sistemas Viários (DEPTRAN) de Três Lagoas está pegando muitas motoristas de surpresa quando o dono de um automóvel registrado no DETRAN do município renova o licenciamento de seu veículo.

Em muitos casos, condutores negam às infrações que constam no extrato da renovação, dando a entender que uma suposta “fábrica de multas” pode estar ocorrendo na 3º maior cidade de Mato Grosso do Sul.

Conforme a imagem mostrada na matéria, o Departamento Municipal de trânsito está publicando diariamente no Diário Municipal da Assomassul (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul), um relatório com as placas de vários veículos que receberam autuações nos últimos dias pelo departamento.

Conforme consta na atual legislação de trânsito, a publicação sem nenhum aviso prévio fere o direito dele à ampla defesa do suposto infrator.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que o dono do veículo multado deve receber em casa a notificação para se defender em um prazo máximo de 15 dias, ou indicar o nome do motorista que praticou a infração.

As multas emitidas pela prefeitura estão sendo baseadas na Resolução 404 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) de 2012, que considera a publicação em Diário Oficial como autuação válida.

Para um advogado da área, a prática é considerada ilegal devido o suposto infrator não ter a chance de se defender, até porque, após o prazo legal, a penalidade é aplicada sem chances de defesa ao motorista que não estava ciente da infração.

ACESSE E VEJA

http://www.diariomunicipal.com.br/assomasul/materia/2050008

http://www.diariomunicipal.com.br/assomasul/pesquisar/?fillgrid=true&municipio=&entidadeUsuaria=tres+lagoas&titulo=&nome_orgao=&dataInicio=16%2F07%2F2015&dataFim=16%2F07%2F2015

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

‘Não compartilhem imagens do acidente’: Irmão de vítima pede respeito após tragédia na MS 240

Apelo foi feito após a circulação de vídeos e fotos da colisão que matou três trabalhadores de Três Lagoas na manhã desta sexta-feira, 09

Três Lagoas mantém liderança nas exportações de MS, segundo levantamento

Com quase 20% do total exportado pelo Estado, município se destaca pela força da indústria de celulose, consolidando posição estratégica na economia

Falece em Três Lagoas, aos 75 anos, mãe do padre Molina e do conselheiro tutelar Paulo Molina

Professora aposentada da Rede Estadual de Ensino, faleceu em casa nesta madrugada