37.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 12 de novembro, 2025

Prefeitura prepara ação de enfrentamento à dengue

Saúde – 15/01/2013 – 08:01

Prefeitura prepara ação de enfrentamento à dengue

Apesar do baixo número de casos notificados da doença, os últimos resultados do Lira exigem ações específicas direcionadas à eliminação dos criadouros do Aedes Aegypti

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, prepara ação específica e intensiva de enfrentamento à dengue.

Reunião para definir ações, máquinas, equipamentos e equipes de trabalho aconteceu na secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação, no quarto andar do prédio da Prefeitura, na manhã desta segunda-feira (14).

Participaram da reunião os secretários Walter Garcia de Oliveira Júnior (Infraestrutura, Transporte e Habitação) e Eliane Brilhante (Saúde), acompanhada da diretora de Vigilância em Saúde, Neide Hiroko Yuki da Silva; e dos coordenadores José Carlos Santos Coelho (Endemias) e Fernando Garcia de Brito (Educação em Saúde).

Ficou definido que o enfrentamento à dengue consiste em uma série de ações específicas, direcionadas a retirar e eliminar o maior número possível de focos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, nas residências, quintais e terrenos não construídos.

“Temos que agir com rapidez e eficiência no enfrentamento à dengue, para evitarmos a eventualidade e perigo do surgimento de uma epidemia, a exemplo do que ocorre em Campo Grande e outros municípios de Mato Grosso do Sul”, observou Eliane Brilhante.

“Graças ao dedicado e intenso trabalho das nossas equipes de Agentes de Endemias e das ações que realizamos no ano passado, como o ‘Saúde na Comunidade – Juntos com Responsabilidade’, conseguimos manter baixos os números de casos de dengue”, comentou a secretária de Saúde.

No entanto, “infelizmente, os últimos resultados do LIRA (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti) indicam que aumentou em muito a presença de focos criadouros de mosquitos em vários bairros”, alertou Eliane Brilhante.

“São esses resultados que irão direcionar as ações específicas, que se fazem necessárias ao enfrentamento da dengue”, explicou a secretária de Saúde.

AÇÕES

Ficou decidido que o enfrentamento à dengue, a começar ainda nesta semana, consiste numa série de ações específicas, com o objetivo principal de localizar, retirar e eliminar o maior número possível de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Pelos últimos resultados do LIRA, as ações de enfrentamento à dengue começam imediatamente, pela ordem de prioridade, nos seguintes bairros: Nossa Senhora das Graças, Distrito Industrial, Vila Alegre, Interlagos, Santa Rita e Nossa Senhora Aparecida.

Caberá às equipes do Departamento de Infraestrutura Urbana e Serviços Públicos, responsável pela manutenção urbana, a roçada e limpeza dos terrenos não construídos.

Por sua vez, as equipes de Agentes de Endemias farão mutirão de localização e retirada dos criadouros do mosquito nas residências e quintais.

“Para esse trabalho, iremos contar com a participação e acompanhamento dos moradores, porque nossas ações têm melhores resultados quando há a participação de todos”, observou a diretora Neide Yuki.

“É preciso estarmos atentos aos grandes, médios e pequenos criadouros de mosquitos. Isso quer dizer, eliminar tudo o que possa armazenar água, principalmente nesta época de chuvas”, orientou o coordenador de Endemias.

Para esse trabalho, as equipes de Agentes de Endemias estarão contando com dois caminhões, dois motoristas e dois ajudantes, para coleta dos sacos de lixo e dos grandes e médios criadouros de mosquito.

“Esta ação de enfrentamento à dengue não é mutirão de limpeza, nem operação cidade limpa, mas ação específica para eliminar os criadouros do mosquito”, resumiu Fernando, do setor de Educação em Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Rosildo Moura/Assecom

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pesquisa do Procon revela grandes variações nos preços da cesta básica em Três Lagoas

Levantamento mostra diferenças de até 70% em produtos alimentícios e itens de higiene O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/TL) divulgou, nesta...

Idoso é preso dentro do Fórum de Três Lagoas por homicídio na Bahia

Homem de 73 anos foi detido durante oitiva após descoberta de mandado de prisão Um idoso de 73 anos foi preso pela Polícia Militar dentro...

Casos de sarampo chegam a 37 no Brasil, mas país mantém certificado de eliminação da doença

Ministério da Saúde reforça importância da vacinação e intensifica ações de vigilância para evitar reintrodução do vírus